O fim das carroças nas ruas de Campos?
Alexandre Bastos 25/03/2015 16:28
[caption id="attachment_31979" align="aligncenter" width="559"] A turma do “Enquanto isso em Campos” mostrou no Facebook um exemplo de mobilidade urbana na planície. O cidadão sai de casa com carroça e ainda carrega um barquinho - Foto de Roberto Jóia[/caption]

O vereador Fred Machado (SD) protocolou em maio do ano passado, na Câmara de Campos, uma indicação legislativa com o objetivo de "proibir o trânsito de veículos de tração animal e criar um Fundo Municipal para a reinserção na atividade produtiva de catadores e carroceiros".

Agora, quase um ano depois, após a criação de um Grupo de Trabalho para colaborar na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, presidido pelo vereador Mauro Silva (PT do B), a proposta de Fred ganhou destaque e, ao que tudo indica, o fim das carroças pode estar bem próximo. "Nossa meta não é prejudicar os carroceiros, mas oferecer alternativas. É hora de modernizar e evitar que animais sejam maltratados", explicou Fred, lembrando que a Câmara deve receber representantes dos carroceiros para debater sobre o fim dos veículos de tração animal.

Líder da oposição na Câmara, o vereador Nildo Cardoso (PMDB) disse que "já passou da hora deste assunto ser debatido". "No Centro da cidade, por exemplo, as ruas ficaram mais estreitas e os carroceiros continuam passando por lá. Recentemente, na subida da ponte, vi um animal sem condições de andar, tendo em vista o peso da carroça. Tem cabimento, carroças nas áreas centrais em pleno ano de 2015?", indagou.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Edson Batista (PTB), será estabelecido um calendário com a discussão de diferentes aspectos da mobilidade urbana.  “A mobilidade urbana é um tema complexo, que comporta vários aspectos. Essas diferentes vertentes serão discutidas em cada audiência. A sociedade será chamada a discutir o assunto, como essa Câmara sempre faz. Cabe a ela definir o que será feito. O tráfego de carroças é passível de discussão, sim, mas precisamos buscar alternativas para o pessoal que trabalha com esse tipo de transporte”, afirmou Batista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS