Lava-Jato: procurador-geral diz que "quem tiver que pagar, vai pagar"
Alexandre Bastos 03/03/2015 01:43

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou na noite desta segunda-feira que quem cometeu irregularidades na Petrobras deverá ser devidamente punido. Janot disse ainda que as investigações sobre o caso estão apenas começando. O procurador fez às declarações a um grupo de ativistas durante uma manifestação de apoio a ele e às investigações da Operação Lava-Jato, na sede da Procuradoria-Geral da República. "Vamos trabalhar com tranquilidade, com equilíbrio. Quem tiver que pagar, vai pagar. Nós vamos apurar. Isso é um processo longo. Está começando agora. Vamos até o final dessa investigação", disse Janot, em vídeo, para os manifestantes do movimento "Vem pra rua Brasil".

Janot conversou com o grupo por volta das 20h, depois de passar o dia revisando os pedidos de inquérito que fará ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra políticos suspeitos de envolvimento com as fraudes em contratos de empreiteiras com a Petrobras. O procurador-geral deverá encaminhar os pedidos ao STF nesta terça-feira (03). As investigações da Lava-Jato começaram em março do ano passado.

Sigilo em debate -O relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Teori Zavascki, deve derrubar o sigilo das investigações contra autoridades suspeitas de integrar o esquema de desvios de dinheiro da Petrobras. Após encaminhar à mais alta corte do país os pedidos de abertura de inquérito, Rodrigo Janot também vai pedir o fim do segredo de Justiça, tornando as apurações públicas. Zavascki deve seguir a recomendação, mas a decisão deverá levar alguns dias. Portanto, quando os pedidos de abertura de inquérito chegarem ao STF, os casos continuarão ocultos. Hoje o tribunal guarda a sete chaves 42 petições com o conteúdo das delações premiadas feitas pelo doleiro Alberto Youssef e pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. As petições estão protegidas pelo mais alto grau de sigilo e não são sequer mencionadas no andamento processual do tribunal na internet.

[caption id="attachment_31295" align="aligncenter" width="596"] Clique na imagem para ver o vídeo [/caption] Fonte: O Globo 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS