Ingressos para as Olimpíadas 2016 no Rio
Marcos Almeida 18/02/2015 08:23

logo-rio2016-pt-brAinda sobre o cadastramento para sorteio de ingressos direcionado aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, que já teve informações anteriores aqui, agora com mais detalhes sobre o calendário de compras e afins.

Interessante que teremos o ingresso chamado comemorativo ou souvenier, ingressos estes que possuem desenhos especiais para cada esporte. Eles serão entregues em casa e poderão ser guardados como lembrança dos Jogos.

Abaixo, bastante informação a respeito. A leitura é longa, mas recomendo para ficar bem informado. Bons treinos e boa sorte.

Por que preciso me cadastrar agora no Portal de Ingressos do Rio 2016?
A fase de cadastramento é a primeira oportunidade do espectador estar em contato direto com todas as informações mais importantes do Programa de Ingressos. Quem se cadastrar nesta fase receberá e-mails exclusivos, alertando sobre os marcos importantes e saberá em primeira mão as dicas para organizar a agenda e escolher a melhor programação no momento dos Jogos. Para se cadastrar, basta entrar no Portal de Ingressos e enviar o formulário. A fase de cadastramento ocorrerá entre janeiro e março de 2015.
Quais são as fases do Programa de Ingressos?
O Programa de Ingressos Rio 2016 possui quatro fases. A primeira é a fase de cadastramento. Nela, o espectador preencherá algumas informações básicas e irá escolher os esportes de sua preferência. Na fase 2, em março de 2015, você poderá escolher as sessões dos Jogos Olímpicos a que deseja assistir. Essa fase é indispensável se o espectador quiser participar de qualquer um dos sorteios (1 e 2) de ingressos para os Jogos Olímpicos. Caso não participe do primeiro sorteio em março de 2015, o espectador somente terá acesso ao sistema de venda em Outubro de 2015, na venda on-line. A última fase do programa é a venda de ingressos na bilheteria.
Após o cadastramento, acontecerão as etapas de sorteio. Por que e como elas serão realizadas?
A fase dos sorteios é a garantia de um processo justo, transparente e confiável, em que todos os inscritos concorrerão aos ingressos com as mesmas possibilidades de sucesso.Todos os espectadores que desejarem adquirir ingressos para os Jogos Rio 2016, terão uma maior chance de sucesso nesta fase, onde deverão se inscrever para os sorteios de ingressos, que acontecerão em duas fases, iniciando em março de 2015. Na primeira fase, todos os espectadores inscritos que enviarem seus pedidos estarão concorrendo no sorteio com a mesma chance de sucesso. Na segunda fase só poderão enviar pedidos aqueles espectadores que já tiverem solicitado ingressos na fase anterior, sendo que os não contemplados com nenhum ingresso na primeira fase terão prioridade neste sorteio. Os sorteios são aleatórios e realizados de forma digital por uma ferramenta desenvolvida pela CTS Eventim já utilizada em outros eventos de grande porte. A auditoria de uma empresa independente chancela a idoneidade do processo.
Como funcionará o primeiro sorteio?
As inscrições para o primeiro sorteio de ingressos serão abertas em março de 2015. Nesse momento, os espectadores deverão retornar ao Portal de Ingressos e escolher o dia e sessão de competições esportivas para as quais desejam participar.São mais de 700 opções de sessões com ingressos, entre eliminatórias e finais, para as 42 modalidades olímpicas existentes. No momento da inscrição, será necessário preencher outros dados cadastrais, como a opção de pagamento e forma de entrega dos ingressos antes de enviar o pedido por meio do portal. Após encerrado o período de inscrições, será realizado o sorteio dos ingressos, obedecendo às seguintes regras: • A primeira fase de sorteios acontece em maio de 2015 e será realizado por sessão. Por exemplo, todas as pessoas que se inscreverem para comprar um ingresso para as eliminatórias do 1° dia de competição de natação concorrem com iguais chances de sucesso para esta sessão. • O sorteio é realizado por sessão esportiva e não por conta cadastrada. • Ao ser contemplado no sorteio de uma determinada sessão, o espectador estará adquirindo tantos ingressos quantos tiverem sido solicitados no momento do envio do pedido. Ou seja, para quem solicitou 4 ingressos para uma sessão, não será possível ser sorteado para apenas um, dois ou três ingressos. Após o término da primeira fase de sorteios, os espectadores receberão por e-mail as informações sobre as sessões para as quais foram sorteados e o valor total que será lançado em seu cartão Visa cadastrado, correspondente aos ingressos contemplados.
Como se dará o segundo sorteio?
Somente poderão participar deste segundo sorteio aqueles espectadores que tiverem efetivamente enviado um pedido de ingressos durante a primeira fase, podendo ter sido contemplados ou não com as entradas desejadas. Para participar do segundo sorteio, será necessário retornar ao Portal de Ingressos e enviar um novo pedido, contendo todas as sessões e entradas para as quais se deseja concorrer.As inscrições para o segundo sorteio terão início em julho de 2015. O segundo sorteio segue os mesmos critérios da fase anterior e será igualmente auditado. Os espectadores que não adquiriram nenhum ingresso na primeira fase terão prioridade neste processo. Após o término dos sorteios, os espectadores receberão por e-mail as informações sobre as sessões para as quais foram sorteados e o valor total que será lançado em seu cartão Visa cadastrado, correspondente aos ingressos sorteados.
Quantos ingressos estarão à venda no total? E quantos estarão à venda para o público durante as fases de sorteios? 
Serão aproximadamente 7,5 milhões de ingressos distribuídos em mais de 700 sessões esportivas, e duas cerimônias, sendo uma de abertura e uma de encerramento.Aproximadamente 60% dos ingressos serão disponibilizados para sorteio nas fases 1 e 2. Os demais ingressos juntamente com os ingressos que não forem comprados neste período serão colocados à venda a partir de outubro de 2015.
Haverá alguma fase de compra de ingressos sem sorteio? Quando os ingressos estarão à venda nas bilheterias?
Em outubro de 2015, será iniciada a venda em tempo real de ingressos pela internet, sem a existência de sorteios. Nessa fase, os espectadores deverão entrar no Portal de Ingressos, selecionar as sessões para as quais desejam adquirir ingressos e, havendo disponibilidade, efetuar a compra na mesma hora. As vendas online permanecerão abertas até o final dos Jogos.Cerca de dois meses antes das Olimpíadas, em junho de 2016, serão abertas as bilheterias dos Jogos Rio 2016 e o espectador poderá ir pessoalmente a qualquer uma delas para adquirir os ingressos desejados, desde que haja disponibilidade para os mesmos. Os locais, data oficial de abertura e quantidades de bilheterias serão informados posteriormente.
Quem pode comprar os ingressos para os Jogos Rio 2016? Existe uma quantidade máxima de ingressos por pessoa?
Qualquer pessoa maior de 18 anos, residente no Brasil, com um cartão VISA em seu nome, emitido no Brasil, e portadora de um número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) poderá se cadastrar no Portal de Ingressos. Se você tem menos de 18 anos, pode solicitar que alguém maior de idade compre os ingressos pra você.De acordo com a quantidade de ingressos disponível, cada espectador cadastrado poderá comprar até quatro ou seis ingressos por sessão esportiva ou cerimônias, respeitando o limite de até 20 sessões em uma mesma conta.
Como será feita a compra de ingressos para as pessoas que não residem no Brasil?
A compra de ingressos será feita através dos ATRs, sigla em inglês para Authorised Ticket Reseller, que são os revendedores autorizados a comercializar os ingressos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 de forma exclusiva no seu País. A lista completa dos ATRs estará disponível nessa mesma página a partir de março de 2015.

Fonte: http://www.rio2016.com/participe/ingressos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS