Marketing e o Carnaval.
Pexe 19/02/2015 10:26

Para muitos, o ano só começa depois do carnaval. Mas para as ações de marketing, o ano já começou faz tempo e o carnaval é justamente onde são lançadas as campanhas criadas lá trás, no planejamento do começo de ano.

Você já se perguntou se os artistas que por aqui desembarcam nesta época, vêm por conta própria, a fim de conhecer o país, ou são patrocinados? Alguns podem pensar que eles vêm e dai que são convidados a participar de camarotes e afins. Errado! A maioria já sai patrocinada, com passagem aérea e hotéis. Lógico que alguns vêm por conta própria, mas são minorias.

O fato é que tudo, hoje em dia, é business. Há tempos as escolas que ganham os desfiles são patrocinadas por empresas gigantescas, que investem capital e aguardam retorno, visando lucrar com a euforia consumista dos foliões.

No ano de 2014 por exemplo, a Unidos da Tijuca, sagrou-se campeã, tendo como patrocínio a Gilette, Audi, Shell, Honda e Credicard. Tá bom?

Claro que deve-se ter cuidado, saber onde investir ou se, realmente devem investir. Fato é que, em datas sazonais, aumenta-se muito o investimento em marketing. Alguns investem errado, não tendo nada a ver com a data comemorativa. Outras apostam certo, e colhem retorno.

O segredo é estudar o mercado, saber realmente por que está investindo, e não simplesmente investir, ou, para ficar nas gírias carnavalescas, simplesmente "pegar carona".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS