E o carnaval de Campos?
José Paes 17/02/2015 19:09

Enquanto a folia corre solta pelo país, em Campos o clima é de melancolia. Vejam o relato de Humberto Moreira Rangel, membro do Conselho de cultura de Campos, do Instituto Histórico e Geográfico de Campos e conselheiro do Bloco "Os Psicodélicos", extraído do seu Facebook:

"Carnaval é uma grande fonte de receitas Só quem não ver esta realidade é o pessoal de plantão, na Prefeitura de Campos. Vitória, sem quase nenhuma tradição na festa, realizando os desfies uma semana antes para fugir da concorrência do Rio, o desfile na Passarela, rendeu cerca de 5 milhões, gerando 2.500 empregos diretos. Em Campos, com tanta tradição em carnaval, enquanto esse grupo estiver aí e esta mulher, na Fundação Cultural, nada de bom acontecerá.. Com as Bandas abandonadas, já que são elas as formadoras de músicos, não temos tocadores de pratos, agogôs, cuícas, chocalhos e outros instrumentos típicos do carnaval, um crime contra a nossa cultura, que levará algum tempo para ser sanado, quando um governo sério e comprometido com a nossa cultura, assumir Na última Conferência Municipal de Cultura, realizada no ano passado, o Boco "Os Psicodélicos" , apresentou uma proposta para acabar com o carnaval fora de época na cidade, a partir de 2016. A nossa proposta foi aprovada por todos os presentes naquela Conferência. Parece uma coisa pequena para quem não vive o dia-a-dia de nossas agremiações. Ocorre que esta prática do carnaval fora de época é um ato criminoso para com a nossa cultura, pois sai mais muito mais barato e cômodo hoje, alugar um carro alegórico em Macaé ou São João da Barra, do que fazer um aqui em Campos. Um carro alegórico alugado em Macaé, onde a Prefeitura disponibiliza R$ 400.000, para as escolas do primeiro grupo, custa em Campos, cerca de R$ 5 mil, com o cuidado de traze-lo e leva-lo sempre depois da meia noite, para fugir da fiscalização da Polícia Rodoviária.. Com isto, em Campos já não temos quase nenhum profissional para realizar os trabalhos em barracões. Para ter ideia do que é nefasto nesta prática, no ano passado, os carros alegóricos de "Os Psicodélicos" vieram de Macaé, a rainha da bateria também de Macaé e metade dos músicos, de São Fidélis. E a cultura de Campos que se dane. Mostro a realidade de um Bloco com tradição e ostenta o título de a única agremiação que ainda não perdeu um campeonato no novo local de desfie. Infelizmente irá aparecer algum puxa saco para defender governo. Sempre aparecerá, pois eles estão preocupados em defender os seus salários e serem guardiões do modelo nefasto de governo. Vamos esperar. Abraços, obs: sou membro do Conselho de Cultura de Campos, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Conselheiro do Bloco "Os Psicodélicos" e principalmente, cidadão campista."

Atualização, 25/02, às 09:20 - Nos comentários à postagem, o Diretor de eventos do Bloco Os Psicodélicos esclareceu algumas questões referentes ao que foi dito por Humberto Rangel, que passo a reproduzir abaixo:

"Caro José Paes, gostaria de corrigir algumas informações equivocadas que o nosso valoroso conselheiro Humberto Moreira Rangel passou em seu relato. Desde já, deixo claro que entendo que o relato feito pelo nosso conselheiro foi feito na melhor das intenções, no entanto, de forma imprecisa em alguns fatos: 1º – o Bloco de Samba Os Psicodélicos NÃO trouxe nenhum carro alegórico de Macaé. Trouxe algumas composições alegóricas de lá (bonecos que foram inseridos/acoplados nos carros, para ficar claro no entendimento), e que receberam o NOSSO tratamento, acabamento e concepção na arrumação dos mesmos nos carros no nosso barracão (mais precisamente o carnavalesco contratado e a equipe de barracão que cuidaram disso). Os carros são do Bloco de Samba Os Psicodélicos, de propriedade da agremiação. A propósito, aqui está o álbum de fotos do barracão de 2014:https://www.facebook.com/media/set/… 2º – o Bloco de Samba Os Psicodélicos NÃO trouxe Rainha de Bateria de fora. Nossa Rainha de Bateria era de Campos/RJ e continua sendo. Quem veio de Macaé/RJ foi uma Madrinha de Bateria, a convite do Carnavalesco. A Rainha de Bateria, a Musa de Bateria, a Rainha do Bloco e outras passistas da agremiação eram todas de Campos/RJ. 3º – TODOS OS COMPONENTES da Bateria do Bloco de Samba Os Psicodélicos eram de Campos/RJ ! Uma boa parcela ali da comunidade chamada de Morrinho (Parque João Seixas: Rua Lacerda Sobrinho, Rua Cardoso de Melo, Rua Dr. Ultra). No mais, faço das reclamações do nobre Conselheiro as minhas também, principalmente no seu relato sobre as bandas de música e suas contribuições culturais e sociais para a cidade. Ass.: Fabiano Artiles, Diretor Social do G.R.B.S. Os Psicodélicos em 2013/2014 e atual Diretor de Eventos do “Os Psicodélicos”."

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS