Pudim: "Não faremos oposição por oposição"
Alexandre Bastos 02/02/2015 10:23

O deputado estadual Geraldo Pudim (PR), que daqui a pouco vai assumir a primeira secretaria da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), garante que o PR não irá fazer "oposição por oposição". Porém, tem uma opinião polêmica sobre a área de Segurança Pública. Ontem (01), logo após a posse, o parlamentar disparou: “Nosso partido lançou candidato a governador, que foi deputado Anthony Garotinho que teceu críticas contundentes a vários aspectos da gestão estadual. E na mesma direção manteremos estas críticas e construiremos sugestões em diversas áreas como segurança pública, saúde, educação, mobilidade urbana e sustentabilidade. É fundamental que o governador compreenda que José Mariano Beltrame não tem mais condição de conduzir a segurança pública de nosso estado", opinou Pudim.

O PR, com oito deputados, ficou com a segunda maior bancada da Alerj, ficando atrás somente do PMDB, que tem 15 cadeiras. De acordo com regimento interno a legenda terá direito ao 2° cargo na hierarquia da Alerj, a Primeira Secretaria. “O futuro presidente Jorge Picciani respeitou o critério da proporcionalidade partidária e o entendimento final foi que o PR assumirá a 1ª Secretaria na nova composição da Mesa Diretora. Com isso Picciani sinalizou para sociedade fluminense que respeita as oposições. Isso significa que a Alerj trabalhará com independência, embora seja uma independência harmônica na qual trabalhará em sinergia com os outros poderes”, analisou.

PR ocupa espaços na Alerj - O PR também assumirá posições nas Comissões Permanentes e na Mesa Diretora. O partido ficará com a presidência da Comissão de Saúde, Comissão de Saneamento Ambiental e Comissão de Assuntos Municipais e terá dois representantes na Mesa Diretora além do 1º Secretário. “ Ocupar estes espaços na Alerj é fundamental na construção de uma oposição forte, mas é claro que não faremos oposição por oposição. Nossa intenção é fazer críticas responsáveis e que possam vir a contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, esclareceu Pudim.

Garotinho disse que “lamentavelmente o bloco decidiu apoiar Picciani” - Afastado politicamente de Picciani nos últimos anos, chegando a fazer críticas bem pesadas em seu blog, o deputado federal Anthony Garotinho alegou ter sido “voto vencido”. “Conforme noticiado pela imprensa o PR formou um bloco com o PRB e PC do B para atuação na Alerj. O partido também propôs uma chapa de oposição às duas candidaturas apresentadas pelo bloco governista, Jorge Picciani e o atual presidente, P.M (Paulo Melo). Infelizmente dois partidos que se dizem oposição ao governo atual resolveram não formar chapa e votar em branco. Aliás, essa também é a minha posição, caso não viabilizássemos, como aconteceu, uma chapa contra os candidatos do PMDB. Infelizmente esse não foi o entendimento da maioria dos 13 deputados que compõem o bloco. Lamentavelmente decidiram apoiar Picciani, presidente, com Geraldo Pudim na 1ª secretaria. É uma decisão inteiramente do bloco. O PR como partido continuará na oposição como fez nesses anos dos governos Cabral – Pezão. A alegação dos parlamentares é que a ocupação de espaços na Alerj em comissões e cargos na Mesa Diretora é importante até para fortalecer denúncias contra o atual governo. É, vamos ver…”, disse o deputado em seu blog.

Bandeira branca e articulações visando 2016 - Quem conhece Garotinho sabe que ele não aceitaria assim tão fácil a decisão do grupo. Derrotado nas urnas e ciente de que ficará sem mandato nos próximos anos, Garotinho claramente acena com uma “bandeira branca” e deve iniciar uma espécie de “guerra fria” contra o PMDB. Quem acompanha o seu blog já notou que Picciani, antes chamado por ele de "rei do gado", já não recebe tantas críticas. Ciente do poder que o ex-aliado vai ganhar ao recuperar a presidência da Alerj, Garotinho poderá evitar problemas futuros. Além disso, a aproximação entre Geraldo Pudim e Picciani pode indicar uma movimentação estratégica visando a Prefeitura de Campos em 2016.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS