Triste realidade
Alexandre Bastos 19/02/2015 12:05

Na última terça-feira (17), Luciano Freitas desabafou no Facebook sobre a dificuldade encontrada para transferir um paciente para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Em sua postagem, ele relatou: "Vamos ao descaso do Poder público municipal de Campos dos Goytacazes-RJ: Neste momento existem 6 pacientes no Hospital Geral de Guarus esperando uma vaga de UTI em algum Hospital Público nessa Cidade. Um deles é o Pai da Renata Souza que corre risco de vida por falta de uma vaga de UTI. Segundo o médico esta difícil arrumar uma vaga, imagina 6, mas ele ia fazer o seu dever de médico e tentar salvar a vida do pai da Renata Souza".

No mesmo sábado, também por meio do Facebook, Ana Helia Muniz comentou: "Estou muito triste com a saúde pública dessa cidade, meu primo Renato Muniz Cruz, se encontra no HGG com pneumonia, infecção urinária, precisando de uma UTI urgente, e não tem nenhuma vaga em nenhum Hospital da cidade, o que fazer? O médico disse que é muito grave!"

No final da noite de ontem (18), o paciente faleceu. Ele chegou a ser transferido para uma UTI, mas não resistiu.

O drama vivido pela família de Renato Muniz Cruz mostra uma triste realidade. Imagine a dor de uma família ao ser informada que o paciente necessitava de uma UTI e não tinha vaga?

Já passou da hora dos gestores da região se mobilizarem para enfrentar juntos este problema. De acordo com um relatório elaborado pela secretaria estadual de Saúde, faltam pelo menos 36 leitos de UTI na região.

O que vem sendo feito? Existe a previsão de novos leitos? Quantas UPAs serão construídas na região? Alguém está cobrando? Há um planejamento, tendo em vista o crescimento populacional previsto para os próximos anos? O que não podemos é lavar as mãos enquanto pacientes morrem sem receber o tratamento necessário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS