Posse: Deputados formam três blocos e se preparam para escolher presidente
Alexandre Bastos 01/02/2015 14:15
[caption id="attachment_30580" align="aligncenter" width="553"] Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo[/caption]

A Câmara dos Deputados empossou na manhã deste domingo (1º), 510 deputados federais eleitos para a 55ª legislatura (2015-2019). Três deputados não estavam presentes para firmar o compromisso: Carlos Sampaio (PSDB-SP), Genecias Noronha (SD-CE) e Luis Tibé (PTB-MG). A disputa acirrada entre os deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) pela presidência da Câmara permeou a solenidade. Em clima de Fla-Flu, os dois foram aplaudidos por suas "torcidas".

Entre os que tomaram posse, 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novos deputados – que chegam à Câmara Federal pela primeira vez. A grande maioria dos eleitos é homem (462), possui ensino superior completo (410) e tem entre 51 e 60 anos (187). Há predomínio de brancos (80,1%), com 15,8% de pardos e apenas 4,1% de negros. As mulheres representam 10% da Casa – 51 deputadas

Três blocos partidários foram criados na Câmara dos Deputados antes da eleição para a Presidência da Casa. O maior deles, formado por 218 parlamentares, é composto por 14 partidos: PMDB (65), PP (38), PTB (25), DEM (21), PRB (21), SD (15), PSC (13), PHS (5), PTN (4), PMN (3), PRP (3), PEN (2), PSDC (2) e PRTB (1). Esses partidos apoiam o candidato do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), à Presidência. O segundo maior bloco, formado por 160 deputados, é integrado por PT (69), PSD (36), PR (34), Pros (11) e PCdoB (10), que apoiam a candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP). Entre os deputados que apoiam a candidatura de Chinaglia estão Clarissa Garotinho (PR) e Paulo Feijó (PR).

Por fim, PSDB (54), PSB (34), PPS (10) e PV (8) integram um bloco de 106 deputados e apoiam o candidato Júlio Delgado (PSB-MG). Com o encerramento do prazo de inscrições de blocos, cinco partidos permaneceram isolados: PDT (20), Psol (5), PTC (2), PSL (1) e PTdoB (1).

A eleição da Mesa Diretora, que é composta pela Presidência, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências, está marcada para às 18h.

Clarissa: "O Trabalho está só começando" - Eleita em outubro com 335 mil votos, a deputada federal Clarissa Garotinho foi empossada na manhã deste domingo e publicou mensagem nas redes sociais. "Já tomei posse do meu mandato como deputada federal. Foi uma cerimônia emocionante, na qual tive a companhia de meu pai, Anthony Garotinho. Minha mãe, Rosinha, e meus irmãos Anthony, David e Clara também vieram me apoiar nesse momento tão importante da minha trajetória. Quero agradecer, mais uma vez, aos eleitores que me deram esta oportunidade e garantir que estarei muito empenhada na defesa dos interesses da população do estado do Rio de Janeiro. O trabalho está só começando. Um beijo no coração!"

Paulo Feijó: "Iremos trabalhar muito" - O deputado federal Paulo Feijó, que inicia o seu quinto mandato em Brasília, também usou as redes sociais para comentar sobre a posse. "Acabei de tomar posse aqui em Brasília, no plenário da Câmara dos Deputados, para meu quinto mandato como deputado federal, junto dos outros 512 parlamentares eleitos em 2014. Iremos trabalhar muito para defender a Constituição e os interesses do Estado do Rio de Janeiro, especialmente o Norte e Noroeste Fluminense. Agradeço a Deus e ao povo que me concedeu mais esta oportunidade".

Alerj - No estado do Rio, os 70 deputados eleitos para a 11ª Legislatura, que se inicia hoje (o1), tomarão posse no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) neste domingo, às 15h. O presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB), vai presidir a solenidade, que contará com a presença do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Da região, serão empossados os deputados Geraldo Pudim (PR), Bruno Dauaire (PR), Jair Bitencourt (PR) e João Peixoto (PSDC).

Amanhã (02), às 15, será realizada a eleição da nova Mesa Diretora da Alerj. Na ocasião, o deputado Jorge Picciani (PMDB) vai assumir a presidência e terá o deputado Geraldo Pudim como primeiro secretário. Wagner Montes, do PSD, deve ficar com a vice-presidência.

O blog "Na Curva do Rio", da jornalista Suzy Monteiro, também publicou nota sobre a posse dos deputados: aqui 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS