Operador de ROV - Veículo Submarino Controlado a Distância Helder Benjamim Abrindo a Boca Para Marco Barcelos
mabamestrado 05/01/2015 14:10
1-Helder,  operar um veiculo de um navio ou plataforma de petróleo estando este robô ate 3 mil metros no fundo do mar é uma função de muita responsabilidade! Quais consequencias que um erro pode acarretar e quais cuidados que se deve tomar?
Resposta: Marco, todas as funções num navio de petróleo ou plataforma são de extrema responsabilidade e requerem muitos procedimentos operacionais e regras de seguranças que precisam ser respeitados. No caso de um robô, podemos assim chamar, um erro operacional ou gerencial na área de robótica podem trazer prejuízos na ordem de milhões pois alguns navios e plataformas podem cobrar as petrolíferas diárias no valor de mais ou menos 300 mil euros a diária. Esse valores podem ser bem maiores ou menores dependendo da embarcação, tamanho e equipamentos nela instalados. Em algumas operacoes o robo eh excencial e sem ele nenhum outro trabalho pode ser executado. Um robô são os olhos de um engenheiro de petróleo e desta forma se nos pilotos não fizermos os trabalhos devidamente corretos , toda a embarcação ficará aguardando por nos. Os maiores problemas e que mais interferem causando prejuízos para empresas de petróleo e terceirizadas são os problemas eletrônicos, elétricos e hidráulicos, pois eh um equipamentos submetido a pressões hiperbáricas, podendo alcançar 3 km de profundidade, utilizando 3 mil volts de corrente elétrica, 3000 PSI de pressão hidráulica interna e externa ( do fundo ) podendo ser superior a 4000 PSI. Eh um equipamento moldado as exigências das grandes petrolíferas e me lembro que em alguns casos engenheiros da Petrobras e outras empresas de petróleo exigiram algumas modificações. Os maiores cuidados que uma equipe deve ter durantes seus dias a bordo estah diretamente ligada a treinamento e gerenciamento de pecas de reposicao. Basicamente o sucesso de uma empresa estah focado nestes dois itens
2- Após trabalhar embarcado no Brasil por 17 anos, o que te levou a optar por exercer este trabalho longe do nosso país?
Resposta: Marco, cada um de nos somos movidos pelo proprio entusiasmo e desejo por novas descobertas. uns mais outro menos. Alguns preferem trabalhar como empregados e outros querem ter seu proprio negócio, assim caminha a humanidade. Quando tive a certeza que poderia sobreviver trabalhando e conhecendo novos paises e novas culturas com rendimentos financeiros muito superiores ao que conseguimos quando trabalhando no Brasil eu nao pensei duas vezes. Melhorei meu ingles e arrisquei o certo pelo duvidoso, pois assim eh a economia no mundo a fora, sempre duvidosa com seus altos e baixos. Hoje sao 8 anos trabalhando como diarista no exterior no total de 25 anos offshore. 
3- Acredito que trabalhar em vários países seja um grande desafio. Quais destes países por onde você esteve a trabalho estão em sua lembrança, principalmente, no que diz respeito à diferença de culturas e costumes?
Resposta: Marco, o maior desafio por incrivel q pareca eh o proprio fator humano. Uma vez trabalhando no exterior muitas vezes você eh o invasor  ( aquele que trabalha no lugar de um local,  e morando no Brasil como eh o meu caso, estou do outro lado do Atlântico e a maioria dos trabalhos acontece na europa, asia ou africa, então encontrar uma empresa disposta a pagar minha passagem e outras despesas como Hotel, táxi etc pode me obrigar estar sempre em busca de novas empresas q estejam precisando de mão de obra. Sobre Costumes e culturas cada pais tem suas caracteristicas cuturais e sociais tb. Na Africa qdo trabalhando na Nigeria, me aguardam no aeroporto com uma escolta com 4 segurancas armados com AR 15 devido problemas envolvendo sequestro de estrangeiros. Na Russia, já fiquei num hotel q ninguém falava Inglês então era difícil pedir algo pra comer ou um táxi e sair pra conhecer o local. No Egito fiquei com receio de sair do hotel. Me lembro que no porto no Egito um segurança me perguntou se eu era americano e antes q eu respondesse ele cuspiu no chão achando q eu era um americano, mas ao dizer que eu era um brasileiro ele me deu a mão e meu as boas vindas. Os paises frios sao os q gosto mais. Acho q eh devido nao termos neve aqui. No Norte da Noruega, Escocia e Russia eh comum trabalhar com neve e gelo ao redor. Tenho algumas fotos do robô todo congelado no meu facebook. Quem quizer ve-las eh so me visitar.
4- Para se embarcar no nosso país é necessário que o funcionário possua várias qualificações bem como curso de salvatagem. No exterior é diferente? Quais são as exigências internacionais?
Resposta: Marco, basicamente as regras sao semelhantes, mas alguns paises como Reino unido e Noruega tem regras diferentes nos obrigando fazer os cursos de seus respectivos paises, porem nota-se que tudo acontece no exterior primeiro pra depois chegar ao Brasil. Recentemente atualizei todos os meus certificados em Aberdeen na Escocia. A novidade eh a exigência de se usar suprimento de ar comprimido 3 a 5 minutos ( um mini aqualung ) que fornece ar e válvula reguladora de segundo estágio o CA -EBS - Compressed Air Emergency Breathing System, apos um acidente que vitimou os 12 passageiros, todos afogados e usando equipamento colete salva vidas com uma bolsa de ar na pressão atmosférica, não foi o suficiente para salva-los. Acho q no futuro este sistema vai chegar ao Brasil tambem.
5- Nesta oportunidade para os meus seguidores e interessados, gostaria muito que você divulgasse a todos que almejam oportunidades no exterior quais seriam as diferenças e acima de tudo, as exigências trabalhistas, as preocupações e ponderações para seguirem o seu exemplo.
Resposta: Depois de 8 anos trabalhando no exterior, a maior diferenca do resto de todo mundo para o Brasil e apenas o brasil, estah na possibilidade de se trabalhar como diarista e nao somente assalariado como  apenas oferece um modelo de trabalho aqui no Brasil. Nao somente eu mais um grupo considerado de brasileiros que preferem trabalhar por conta propria e nao pela CLT que na minha opiniao nos limita muito a salarios limitados e regras trqbalhistas que pode ser bom para milhares, mas nao atende a todos. Eh duro competir com estrangeiros diaristas em todo mundo e quando o trabalho eh no Brasil eu nao posso fazer pois a empresa que me emprega no exterior nao tem cede no Brasil e eu nao ter carteira assinada me impossibilita de trabalhar no meu proprio pais.
Penso que já e a hora do Brasil oferecer uma democracia de duas ou mais opções e não apenas uma como eh o que acontece no Brasil para algumas funções. Na área de petróleo por exemplo eh proibido trabalhar sem que haja uma empresa tributada e registrada dentro dos moldes brasileiros, o que nos obriga ir para exterior para fugir destas regras que apenas limitam os brasileiros que querem trabalhar mais e ganhar mais por consequência.
A maior exigência para se enfrentar bem o mercado de trabalho no exterior eh ter um inglês fluente ao máximo possível, espirito de luta, ser flexível, estar disposto a grandes períodos de tempo confinado, pois geralmente os embarques variam de 4 a 6 semanas podendo ser superior as vezes e uma vez recebendo seus pagamentos, eh importante que não se compre mais nada a prestação pois por não termos renda mensal não eh nada inteligente comprar um carro em 48 prestações. Durante o ano, os trabalhos nem sempre sao regulares, então tudo deve ser comprado a vista e sempre tendo alguma reserva eh o que eu recomendo.
foto de helder benjamim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marco Barcelos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS