Pezão: "Os secretários estão proibidos de gastar o que não têm e fazer projetos novos"
Alexandre Bastos 05/01/2015 14:12
[caption id="attachment_30148" align="aligncenter" width="558"] O governador Luiz Fernando Pezão empossou os novos secretários durante cerimônia realizada nesta segunda-feira no Palácio Guanabara - Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia[/caption]

Durante a posse dos novos 24 secretários, no Palácio Guanabara, o governador Luiz Fernando Pezão voltou a afirmar o corte de gastos em todas as pastas. Pezão declarou ainda que as áreas de Saúde, Educação e Segurança não serão afetadas com a medida. Além disso, mencionou que pretende solicitar ao governo federal mais profissionais para o programa Mais Médicos no estado.

Conforme já havia anunciado durante a sua posse, o governador reeleito afirmou que pretende cortar pelo menos 20% das despesas das secretarias. O detalhamento dessas medidas sairá no Diário Oficial de amanhã (06).  "Os secretários estão proibidos de gastar o que não têm e fazer projetos novos. Eles vão se concentrar nos que já estão em andamento. Cada secretário deve se dedicar ao orçamento como se fosse a conta de suas casas. Não tem cheque especial", disse o governador.

Durante a posse, o secretário de segurança, José Mariano Beltrame foi o mais aplaudido. Já o titular da pasta de Trabalho e Renda, Arolde de Oliveira,Cidinha Campos - anunciada para Proteção e Defesa do Consumidor - e Paulo Melo, que assumirá a Secretaria de Governo, não tomaram posse nesta segunda, por conta de seus mandatos como deputados. "Tenho orgulho de juntar políticos e técnicos nas secretarias. Não vai ter vaidade, nem super secretário. Quero todos trabalhando juntos e dividindo os problemas, e que a gente lute por cada R$1", afirmou Pezão.

Mais Médicos - Outra medida anunciada pelo governador é o aumento do número de profissionais do Mais Médicos. Atualmente, o Rio conta com 380 deles. No entanto, Pezão acredita que o número deve aumentar, e, para isso, a Secretaria de Saúdef fará um estudo. O objetivo é solicitar ao governo federal mais médicos para o estado.

Nove secretários de Cabral foram mantidos - Entre os nove remanescentes do governo Cabral está o coronel da PM Cesar Rubens, que iniciará sua terceira gestão à frente da Administração Penitenciária, e é investigado pelo Ministério Público por enriquecimento ilicíto, como revelou O DIA no mês passado. Filho do ex-governador Sérgio Cabral, deputado federal Marco Antônio Cabral, que assumirá a pasta de Esportes e Lazer, é um dos novatos. Desfalques estão certos para posse: Paulo Melo (PMDB) pediu mais duas semanas para resolver pendências burocráticas na Alerj antes de assumir a Secretaria de Governo e Cidinha Campos (PDT) solicitou mais um mês antes de voltar para a pasta de Proteção e Defesa do Consumidor. Ela se recupera de cirurgia realizada no fim do ano passado, para retirada de um tumor maligno nos seios.

Fonte: O Dia 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS