Seca em Campos: Internauta cobra ações da Prefeitura
Alexandre Bastos 25/01/2015 14:55
[caption id="attachment_30460" align="aligncenter" width="461"] Foto: César Ferreira - Secom/Prefeitura[/caption]

Em mensagem enviada ao blog João Bugres, leitor do blog, faz um relato sobre o drama vivido por produtores rurais do município. Segundo o internauta, "a Baixada Campista está caminhando para um caos".  Confira o desabafo:

"A seca no município esta muito agravada. Os secretários não fazem nada, haja visto que apenas medem as cotas do rio e mais nada. Isso é um absurdo! Não existe uma máquina sequer trabalhando em prol dos produtores rurais, não existe força tarefa alguma para socorrer os produtores. Defesa Civil e Agricultura deveriam disponibilizar máquinas para abertura de aguadas para rebanhos.. Várias nascentes estão secando, inúmeras propriedades rurais não têm água alguma para dar ao rebanho... Isso é um absurdo! RECEBER SALARIO PRA MEDIR RIO E DAR ENTREVISTA JÁ VIROU ... Nós precisamos de ajuda, nem que pra isso um juiz faça como apareceu na capa da Folha Online hj (ontem). Só estão fazendo algo pelos moradores da linha, em cumprimento de mandato de prisão, caso contrario não estariam trabalhando, e sim sentados em seus gabinetes com ar refrigerado. PRECISAMOS DE AJUDA, A BAIXADA CAMPISTA ESTÁ CAMINHANDO PARA UM CAOS! EQUIPAMENTOS DE ABERTURA DE POÇOS PARA ANIMAIS BEBEREM NUNCA FORAM TÃO NECESSÁRIOS, MAS NADA ESTÁ SENDO FEITO, está na hora da ajuda chegar, antes que a calamidade aconteça, TODOS OS MUNICÍPIOS VIZINHOS JÁ ESTAO AJUDANDO SEUS PRODUTORES, E AQUI NADA, SÓ DESCULPAS E ENTREVISTAS PRA SAIR BEM NA MÍDIA". 

Secretário listou ações - Como o blog sempre busca abrir espaço para os dois lados, é importante destacar que, em matéria publicada no site da Prefeitura (aqui), o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, comentou sobre ações para amenizar a seca e afirmou que o governo tem feito serviços que são de responsabilidade do Estado. "Na quinta-feira (22) acompanhamos de perto a limpeza do Canal do Valado da Estiva do Cachorro, na região de Marrecas, e ouvimos dos produtores o quanto este serviço ajuda a amenizar suas perdas. Também estivemos no Canal do Cipó, que fica na localidade de Retiro, onde também fizemos uma limpeza. Este serviço é de responsabilidade do Estado, que não vem fazendo a manutenção dos canais há tempo", disse o secretário Eduardo Crespo.

Prejuízo milionário - Em novembro, Eduardo Crespo se reuniu com uma equipe da secretaria e da Emater para a assinatura oficial do Relatório de Perdas elaborado pelas duas instituições. No documento constam os números levantados, através de uma pesquisa com os produtores rurais do município, sobre as perdas com a seca recorde em 2014. O prejuízo total chega a R$ 128 milhões.

Audiência na Câmara - Em dezembro, após solicitação do vereador Mauro Silva (PT do B), foi realizada audiência pública para debater os efeitos da seca e as ações que poderiam ser desenvolvidas (aqui). Na ocasião, Mauro propôs a criação de um fórum permanente de discussão, que envolva os governos federal, estadual e municipal, além de órgãos ligados ao setor agrícola, para evitar prejuízos como o ocorrido este ano por causa da estiagem histórica, foi uma das principais propostas apresentadas na audiência pública sobre a seca,  realizada pela Câmara Municipal de Campos, nesta quarta-feira (17). As propostas foram do vereador Mauro Silva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS