Hospital da Baixada: promessa de 2009 está "70% concluída" em 2015
Alexandre Bastos 13/01/2015 18:01
[caption id="attachment_30266" align="aligncenter" width="675"] Foto - Secom/Prefeitura de Campos[/caption]

Em 2009, durante o primeiro mandato da prefeita Rosinha Garotinho (PR), houve uma grande discussão na Câmara de Campos sobre a necessidade de um Hospital de qualidade na Baixada Campista. Na época, quando se debatia o Orçamento para 2010, o vereador Abdu Neme (PR), que era da bancada de oposição, apresentou uma emenda de R$ 15 milhões para a construção de um moderno Hospital. Porém, a emenda foi atropelada pelo “rolo compressor” governista. O debate dividiu os governistas. Os vereadores Albertinho e Gil Vianna votaram ao lado da oposição e a favor da emenda.

Nos últimos seis anos o blog acompanhou cada passo da obra. Confira:

2009 — Na tribuna, o então líder da bancada governista, Jorge Magal, informou que já havia um projeto da prefeita Rosinha para a reestruturação do Hospital São José.

2011 — Em abril de 2011 (aqui), uma matéria publicada no site da Prefeitura informou que o Hospital São José seria totalmente reformulado e se tornaria uma referência no atendimento na Baixada Campista. Na ocasião foi concluído o processo de licitação para o projeto, no valor de R$ 6,4 milhões e as obras previam a construção de um prédio novo, de dois pavimentos e a recuperação da edificação antiga, que hoje abriga a unidade de saúde.

2012 — Durante todo o ano de 2012 a Prefeitura repetiu a matéria de 2011, informando que as obras estavam em andamento.

2013 — Dois anos depois da promessa de 2011, sem a obra andar muito e a população continuar protestando, o vereador Jorge Magal, aquele mesmo, que em 2009 liderou a votação contra a emenda e acreditou na promessa da prefeita, fez um desabafo após perder o seu sobrinho em um acidente de carro. Pouco antes do acidente, o sobrinho de Magal buscava, sem sucesso, o atendimento para uma criança no Hospital São José.

2014 — Em 2014, quase cinco anos após a promessa de um Hospital moderno para a Baixada, a Folha da Manhã informou que as obras estavam engatinhando e a população protestou. As reclamações são muitas: falta de medicamentos na farmácia, além de ausência de proteção contra chuva e sol no mesmo setor, onde filas são formadas e pacientes ficam expostos; pequeno número de profissionais; mau atendimento da parte dos funcionários e demora nas consultas médica. Na última terça-feira a equipe de reportagem da Folha flagrou um bebê de apenas um mês de vida, com secreção e dificuldade respiratória, esperar quase três horas para atendimento pediátrico. Para quem não se lembra, foi aberta em novembro de 2013 (aqui) uma sindicância para apurar todas essas queixas.

2015 -Seis anos após a promessa do então líder governista, a Prefeitura informa em seu site que mais de 70% das obras do novo Hospital São José, no distrito de Goitacazes, estão concluídas. A informação é da Secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura. Atualmente, cerca de 20 operários trabalham na fase de acabamento e na pintura do segundo pavimento. A unidade contará com novos leitos de observação, salas para mamografia, higienização, gesso, Raios-X, endoscopia, eletrocardiograma, cardiologia, odontologia e reanimação, unidade intermediária, nebulização, observação pediátrica, observação feminina e masculina, espera, arquivo e sanitários masculino e feminino.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS