ft- Arq-Histórico[/caption] O NBB perguntou a alguns itaperunenses sobre a ferrovia na cidade: [caption id="attachment_134" align="alignnone" width="300"] Uma das mais famosas e emblemáticas fotos feitas na Estação de Itaperuna. Uma família inteira pronta para viajar. Ou apenas posando com trajes de gala tendo a Maria-Fumaça ao lado? ft-Arq-Histórico[/caption] CLEA FELIPE- Fotógrafa Em tempos de transito tão difícil e tantos acidentes, acredito que a reativação da linha férrea, além do glamour que uma bela viagem de trem nos proporciona, seria uma grande opção para minimizar esse caos em que vivemos, além, de contribuir imensamente para redução da poluição ao meio ambiente, melhorando a qualidade de vida. Infelizmente, hoje não somos conhecidos como grandes produtores na agropecuária, nem de leite, nem de café, nem de NADA, como eramos na época em que foi construída a linha férrea, mas, seria maravilhoso ver as pessoas esquecerem seus possantes carros na garagem e curtir uma viagem de trem, é lógico com um pouco mais de conforto, como em muitas outras pequenas cidades e transformar isso em uma grande atração turística! LÁERCIO ANDRADE-Advogado Na década de 70, o governo brasileiro, foi motivado a erradicar as ditas malhas ferroviárias deficitárias. Motivo: As gigantes do petróleo precisavam vender mais diesel, e, as montadoras, caminhões! Resultado: -Aumentou o preço do transporte de mercadorias, alimentos etc. -Deformaram as estradas asfaltadas, que não têm quase nenhuma fiscalização sobre o peso da carga transportada. -Pior: Oitenta por cento dos acidentes nas rodovias são motivados direta ou indiretamente por caminhões! Como somos manipulados! (O mesmo aconteceu com a erradicação dos cafezais.) IVONETE DE OLIVEIRA- Radialista Tenho muita saudade das viagens que fiz ao Rio. Era uma festa! Um dia inteiro, muita gente, conversa, nenhuma pressa e paisagens belíssimas. A Maria-Fumaça quando chegava na estação de Itaperuna, causava um alvoroço, sempre tinha novidades e alegria. Acho que a volta dos trens hoje, mesmo fazendo outro percusso, seria muito bom para todos, desde o transporte de cargas ao de passageiros, com mais velocidade e conforto, mas, com a mesma magia dos anos passados. VALBER MEIRELLES- Cantor, compositor, poeta, empresário- O trem aqui chegou, trouxe gente, e trouxe coisas E foi levando daqui, para outras tantas bandas O café que aqui se plantava... aqui se colhia... e grande aqui foi! Mas o trem também se foi e se foi e se foi... e não mais voltou! Era lindo cortando as plantações, as vilas e arraiais... Hoje, quase não há mais vestígios, nem histórias... nem nada! Mas ainda nas poucas mentes de outrora permanecem as lembranças... Que são tantas e tantas e tantas e tantas... e que vão se enfumaçando... NOTA DO BLOG Em muitas outras cidades, estações ferroviárias sobreviveram de algum modo, sendo útil para a sociedade. Em Itaperuna, a principal delas, a do Centro, ( hã outras nos distritos), foi totalmente demolida, confirmando a tendência de uma não-preservação histórica de alto grau de indiferença.
ft- Arq-Histórico[/caption] O NBB perguntou a alguns itaperunenses sobre a ferrovia na cidade: [caption id="attachment_134" align="alignnone" width="300"] Uma das mais famosas e emblemáticas fotos feitas na Estação de Itaperuna. Uma família inteira pronta para viajar. Ou apenas posando com trajes de gala tendo a Maria-Fumaça ao lado? ft-Arq-Histórico[/caption] CLEA FELIPE- Fotógrafa Em tempos de transito tão difícil e tantos acidentes, acredito que a reativação da linha férrea, além do glamour que uma bela viagem de trem nos proporciona, seria uma grande opção para minimizar esse caos em que vivemos, além, de contribuir imensamente para redução da poluição ao meio ambiente, melhorando a qualidade de vida. Infelizmente, hoje não somos conhecidos como grandes produtores na agropecuária, nem de leite, nem de café, nem de NADA, como eramos na época em que foi construída a linha férrea, mas, seria maravilhoso ver as pessoas esquecerem seus possantes carros na garagem e curtir uma viagem de trem, é lógico com um pouco mais de conforto, como em muitas outras pequenas cidades e transformar isso em uma grande atração turística! LÁERCIO ANDRADE-Advogado Na década de 70, o governo brasileiro, foi motivado a erradicar as ditas malhas ferroviárias deficitárias. Motivo: As gigantes do petróleo precisavam vender mais diesel, e, as montadoras, caminhões! Resultado: -Aumentou o preço do transporte de mercadorias, alimentos etc. -Deformaram as estradas asfaltadas, que não têm quase nenhuma fiscalização sobre o peso da carga transportada. -Pior: Oitenta por cento dos acidentes nas rodovias são motivados direta ou indiretamente por caminhões! Como somos manipulados! (O mesmo aconteceu com a erradicação dos cafezais.) IVONETE DE OLIVEIRA- Radialista Tenho muita saudade das viagens que fiz ao Rio. Era uma festa! Um dia inteiro, muita gente, conversa, nenhuma pressa e paisagens belíssimas. A Maria-Fumaça quando chegava na estação de Itaperuna, causava um alvoroço, sempre tinha novidades e alegria. Acho que a volta dos trens hoje, mesmo fazendo outro percusso, seria muito bom para todos, desde o transporte de cargas ao de passageiros, com mais velocidade e conforto, mas, com a mesma magia dos anos passados. VALBER MEIRELLES- Cantor, compositor, poeta, empresário- O trem aqui chegou, trouxe gente, e trouxe coisas E foi levando daqui, para outras tantas bandas O café que aqui se plantava... aqui se colhia... e grande aqui foi! Mas o trem também se foi e se foi e se foi... e não mais voltou! Era lindo cortando as plantações, as vilas e arraiais... Hoje, quase não há mais vestígios, nem histórias... nem nada! Mas ainda nas poucas mentes de outrora permanecem as lembranças... Que são tantas e tantas e tantas e tantas... e que vão se enfumaçando... NOTA DO BLOG Em muitas outras cidades, estações ferroviárias sobreviveram de algum modo, sendo útil para a sociedade. Em Itaperuna, a principal delas, a do Centro, ( hã outras nos distritos), foi totalmente demolida, confirmando a tendência de uma não-preservação histórica de alto grau de indiferença.