Flash Back do Blog
Nino Bellieny 10/12/2014 10:21
Antes de começar a fazer parte da Folha Online, publicamos alguns artigos e crônicas de relativo sucesso dentro do pequeno horizonte antes deste novo território virtual.  Aproveitando  os limites alongados , as divisas abertas e as fronteiras conquistadas, ocasionalmente o BNB vai repetir  postagens, com direito à vinheta de rádio daquelas que anunciam o retorno de uma bela música atemporal. É o nosso Flash Blog e traz hoje um assunto saudosista e moderno em doses iguais: A VOLTA DO TREM À ITAPERUNA O Governo Federal fala em construir 11.000 quilômetros de ferrovias e outorgar maior acesso às linhas privadas existentes para reduzir os custos de transporte em até 30 por cento. A intenção de criar uma rede unificada de ferrovias, reduzindo a dependência do Brasil do transporte rodoviário, que é muito mais caro, é anunciada com estardalhaço todos os anos. Atualmente, apenas um terço dos 28.692 quilômetros de ferrovias estão em operações,  30 por cento das cargas são transportadas por trem, com 52 por cento por caminhão. Um diferença significativa. E que atrasa o pais. Cada vagão de trem, transporta o equivalente a 3 caminhões de 30 toneladas. Isso desafogaria as rodovias e tornaria-as menos sobrecarregadas em danos e acidentes. As intenções são anunciadas e os projetos não acontecem. Difícil de  entender em um país que já teve uma das maiores malhas ferroviárias do mundo, viver agora de sonhos e saudosismo, porém, notícias de que  novas linhas seriam construídas  por conta do Porto do Açu- São João da Barra-RJ, reacendeu também esperanças na  Região Noroeste, que a princípio não as receberia, já que o projeto mais certo é a ligação Vitória-Rio, passando por Campos e SJ da Barra, Macaé e Itaboraí. ITAPERUNA E O TREM DE FERRO É incontestável a importância da ferrovia na história de Itaperuna. O próprio traçado da cidade revela como a mancha urbana se espalhou ao longo dos trilhos. Na memória de muitos, o apito, a fumaça e o som inconfundível e ritmado das máquinas, quase todas de origem inglesa, ainda persistem. No início dos Anos 1980, a última composição passava e logo toda a estrutura desaparecia, como a imponente estação. Era o fim de uma era. [caption id="attachment_133" align="alignnone" width="300"]Estação de Trem- Itaperuna- Apenas uma imagem saudosa. ft- Arq-Histórico Estação de Trem- Itaperuna- Apenas uma imagem saudosa.
ft- Arq-Histórico[/caption]   O NBB perguntou a alguns itaperunenses sobre a ferrovia na cidade: [caption id="attachment_134" align="alignnone" width="300"]Uma das mais famosas e emblemáticas fotos feitas na Estação de Itaperuna. Uma família inteira pronta para viajar. Ou apenas posando com trajes de gala tendo a Maria-Fumaça ao lado? ft-Arq-Histórico Uma das mais famosas e emblemáticas fotos feitas na Estação de Itaperuna. Uma família inteira pronta para viajar. Ou apenas posando com trajes de gala tendo a Maria-Fumaça ao lado? ft-Arq-Histórico[/caption] CLEA FELIPE- Fotógrafa Em tempos de transito tão difícil e tantos acidentes, acredito  que a reativação da linha férrea, além do glamour que uma bela viagem de trem nos proporciona,  seria uma grande opção para minimizar esse caos em que vivemos, além,  de contribuir imensamente para redução da poluição ao meio ambiente, melhorando a qualidade de vida. Infelizmente, hoje não somos conhecidos como grandes produtores na agropecuária, nem de leite, nem de café, nem de NADA, como eramos na época em que foi construída a linha férrea, mas,  seria maravilhoso ver as pessoas esquecerem seus possantes carros na garagem e curtir uma viagem de trem, é lógico com um pouco mais de conforto, como em muitas outras pequenas cidades e transformar isso em uma  grande atração turística! LÁERCIO ANDRADE-Advogado Na década de 70, o governo brasileiro, foi motivado a erradicar as ditas malhas ferroviárias deficitárias. Motivo: As gigantes do petróleo precisavam vender mais diesel, e, as montadoras, caminhões! Resultado: -Aumentou o preço do transporte de mercadorias, alimentos etc. -Deformaram as estradas asfaltadas, que não têm quase nenhuma fiscalização sobre o peso da carga transportada. -Pior: Oitenta por cento dos acidentes nas rodovias são motivados direta ou indiretamente por caminhões! Como somos manipulados! (O mesmo aconteceu com a erradicação dos cafezais.)   IVONETE DE OLIVEIRA- Radialista Tenho muita saudade das viagens que fiz ao Rio. Era uma festa! Um dia inteiro, muita gente, conversa, nenhuma pressa e paisagens belíssimas. A Maria-Fumaça quando chegava na estação de Itaperuna, causava um alvoroço, sempre tinha novidades e alegria. Acho que a volta dos trens hoje, mesmo fazendo outro percusso, seria muito bom para todos, desde o transporte de cargas ao de passageiros, com mais velocidade e conforto, mas, com a mesma magia dos anos passados.   VALBER MEIRELLES- Cantor, compositor, poeta, empresário- O trem aqui chegou, trouxe gente, e trouxe coisas E foi levando daqui, para outras tantas bandas O café que aqui se plantava... aqui se colhia... e grande aqui foi! Mas o trem também se foi e se foi e se foi... e não mais voltou! Era lindo cortando as plantações, as vilas e arraiais... Hoje, quase não há mais vestígios, nem histórias... nem nada! Mas ainda nas poucas mentes de outrora permanecem as lembranças... Que são tantas e tantas e tantas e tantas... e que vão se enfumaçando... NOTA DO BLOG Em muitas outras cidades, estações ferroviárias sobreviveram de algum modo, sendo útil para a sociedade. Em Itaperuna, a principal delas, a do Centro, ( hã outras nos distritos), foi totalmente demolida, confirmando a tendência de uma não-preservação histórica de alto grau de indiferença.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS