Justiça manda Rosinha abrir parte da "caixa preta"
Alexandre Bastos 26/11/2014 10:25

No dia 26 de maio (aqui), após ação proposta pelo vereador Rafael Diniz (PPS), em parceria com o advogado Cleber Tinoco, a 2ª Vara Cível da Comarca de Campos obrigou a Prefeitura a prestar os esclarecimentos sobre terceirizados, nomeados e contratados. Apontando o pedido de informação como uma “utilização da ação popular com fins partidários e políticos”, a Prefeitura recorreu (aqui). Porém, o recurso, que visava cassar a decisão liminar da 2ª Vara Cível, foi negado, em parte, pela 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A batalha pelas informações começou em 2013 na Câmara, passou pela Prefeitura e já está há seis meses na Justiça. Ao todo, a espera pelas informações dura quase um ano e meio.

A decisão dos desembargadores pode ser vista aqui 

Participaram do julgamento os Exmos. Srs.: DES. MARIA REGINA FONSECA NOVA ALVES, DES. HORACIO DOS SANTOS RIBEIRO NETO e DES. JACQUELINE LIMA MONTENEGRO.

Pela decisão da 2ª Vara Cível da Comarca de Campos, a Prefeitura deve informar “por meio de listagem nominal, quem são agentes públicos, sejam eles políticos, administrativos, delegatários ou honoríficos, intitulados genericamente de servidores públicos na petição inicial, esclarecendo os cargos, lotações e demais vínculos (…) listagem nominal dos servidores que exercem vínculos de emprego, sejam eles concursados ou não, bem como dos ´terceirizados´ (…) listagem nominal dos servidores que ocupam cargo comissionado ou função de confiança. Em todos os casos deve ser esclarecida lotação, o vínculo, a função exercida e a remuneração paga para cada qual, observados”.

Atualização às 16h10  (Justiça bipolar?) - O advogado Cleber Tinoco informa que duas decisões diferentes foram publicadas no site do TJ-RJ. Uma determina o cumprimento total da decisão liminar da 2ª Vara Cível. Outra dá provimento parcial e exclui terceirizados e delegatários.
Atualização às 18h30 - Rafael Diniz comenta - Em seu perfil no Facebook o vereador Rafael Diniz comentou sobre a decisão que deu provimento parcial. "Venho informar que acabei de receber a notícia de que houve uma pequena mudança na decisão do Tribunal. Ao invés de negar total provimento ao recurso do Município, como ocorreu na primeira decisão datada de ontem, a nova diz que houve parcial provimento ao recurso. Com a alteração, ficam fora da listagem que o Município será obrigado a fornecer os terceirizados e os delegatários. Sendo bem sincero, não posso deixar de afirmar que não consigo compreender essa rápida mudança de decisão, quando numa noite temos uma informação e, logo no dia seguinte, recebemos a notícia de que a decisão foi alterada. Não consigo compreender e digo que lamento muito pelo ocorrido. Mas, de qualquer forma, temos que continuar comemorando a vitória da transparência. Essa administração será obrigada a prestar as informações que tanto esconde. E podem ter certeza de uma coisa: continuarei cumprindo com o meu papel de vereador e defensor de uma cidade melhor e mais transparente!!!", comentou Rafael Diniz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS