Duas estórias em uma...
bethlandim 29/11/2014 11:39

Deixo-lhes hoje duas pequenas estórias que nos fazem refletir sobre a nossa caminhada…

“Uma senhora chinesa já idosa, carregava dois vasos grandes, cada um pendurado na ponta de uma madeira que se apoiava em seus ombros. Um dos vasos tinha uma rachadura, e o outro era perfeito e sempre levava todo o seu conteúdo de água. No fim do longo percurso o vaso defeituoso chegava sempre com metade do seu conteúdo. E foi assim por dois longos anos, a senhora idosa levava para casa um vaso e meio de água. O vaso perfeito era orgulhoso, pois cumpria sempre a sua obrigação. O vaso defeituoso ao contrário envergonhava-se da sua imperfeição, perdia sempre metade do seu conteúdo. Depois de dois anos, reconhecendo seu defeito durante um trajeto, falou com a senhora idosa: “Sinto muito, que por causa do meu defeito perca metade do meu conteúdo.” A senhora idosa sorriu e disse: Já reparaste nas flores que estão do teu lado? Enquanto no outro lado não. Isto porque eu sempre soube que em ti havia uma rachadura, então plantei sementes do teu lado e a cada dia que fazia este trajeto tu regavas as sementes. Por dois anos recolhi estas maravilhosas flores para decorar a nossa mesa. Sem ti e a tua maneira de ser, não seria possível esta beleza para alegrar a nossa casa. Cada um de nós tem o seu defeito particular… Mas são as rachaduras e os defeitos que fazem as nossas vidas assim interessantes e gratificantes. Devemos aceitar as pessoas como são, procurando ver nelas aquilo que têm de melhor.”

Na revolução da alma, Aristóteles, filósofo grego, escreveu este texto no ano 360 A.C. e é eterno… “Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém. Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja. A razão da sua vida é você mesmo. A tua paz interior é a tua meta de vida, quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você. Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você. Não coloque objetivo longe demais de suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje. Se andas desesperado por problemas financeiros, amorosos, ou de relacionamentos familiares, busca em teu interior a resposta para acalmar-te, você é reflexo do que pensas diariamente. Pare de pensar mal de você mesmo, e seja seu melhor amigo sempre. Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor. Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você, e você estará afirmando para você mesmo, que está “pronto” para ser feliz. Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de esperar a felicidade sem esforços. Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda. Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer. Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor. Nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida. A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.”

Estas estórias nos fazem refletir sobre a nossa caminhada: dias melhores, dias piores, dias ensolarados, dias cinzentos, dias de chuva, dias com brilho, dias sem brilho, mas… todos são dias a serem vividos por nós e no cômputo do nosso tempo, todos eles farão parte desta conta. Então nos resta com grande propriedade darmos o melhor de nós a cada dia, buscando sempre a forma mais equilibrada de convivência com todos que nos cercam, ao longo das experiências do caminho.

Saint-Exupéry nos diz: “Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa”. Realmente, assim somos nós humanos, buscadores eternos de realidades longínquas, muitas vezes insatisfeitos e incompletos, com os olhos vendados diante de tanto amor, de tantas realizações e de tantas oportunidades que se renovam a cada dia em nossas trilhas… Buscando num canteiro de cinco mil rosas que cultivamos o que está dentro de nós mesmos… e não somos capazes de encontrar, de cultivar, de multiplicar…  para reforçar os nossos laços com o divino que vive em nós. Recomeçar sempre, recebendo das planuras do céu o sol que nos ilumina e nos convida a termos forças e coragem. Recomeçar com energia positiva, com confiança em dias melhores que sempre chegam, nos mostrando que as pedras e as quedas são condições sine qua non para o nosso crescimento espiritual, como seres humanos voltados para a luz. Recomeçar fazendo dos “vasos quebrados” que surgem na nossa convivência diária, oportunidades de burilamento da nossa paciência, da nossa fé renovada, da nossa reflexão, do nosso entendimento de que somos imperfeitos também e, portanto necessitamos de compreensão, de perdão, de braços que nos abracem nos mostrando que apesar de tudo estamos caminhando no sentido da luz, da iluminação pessoal, da busca constante de florir caminhos por onde possamos passar junto com todos que conosco caminham rumo ao divino, reconhecendo sempre que a felicidade não só está dentro de nós, mas pelo caminho e não somente no topo da chegada. Vivamos estes momentos intensamente e então eles se tornarão eternos.

Por fim, é preciso entender o que você busca, para encontrar o que você precisa…

Uma boa semana para todos!!!

Com afeto,

Beth Landim

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS