Nas montanhas...
bethlandim 12/11/2014 12:50

Uma combinação perfeita... montanhas e chalés...

Tanto a montanha quanto o chalé nos trazem um clima intimista, de cumplicidade, aconchegante e charmoso... Eu adoro o clima da montanha... e para ficar perfeito um bom vinho na companhia certa...

Nas montanhas o sol aquece mais forte e o vento nos acaricia mais de perto, é muito gostoso sentir a natureza junto de você. Telhado de duas águas, madeira por todos os cantos, móveis rústicos e aconchegantes - são essas as tradicionais características de um chalé, construção originária dos Alpes suíços que se tornou sinônimo de casa de montanha em quase todo o mundo.

As cabanas de hoje misturam elementos contemporâneos e passadistas, e a palavra "chalé" deixou de denominar apenas as moradas montanhesas...

  (Foto: divulgação)

Antigo Estábulo

Onde antes ficava o gado agora habitam pessoas. Típico chalé campestre espanhol que alimenta o sonho de férias de muita gente. Situado em uma acolhedora encosta da zona rural de Cáceres, na Extremadura, é  revestida de pedra e tem acabamentos feitos com materiais locais. Mas a rusticidade do projeto elaborado pelo estúdio Ábaton para por aí. A residência, que ocupa um antigo estábulo, maximiza o conforto, mas mantém a relação respeitosa com o deslumbrante entorno.

  (Foto: divulgação)

Estilo Sóbrio

A rusticidade adquire um verniz de luxo neste chalé construído em Aspen, famosa estação de esqui localizada nas Montanhas Rochosas, no Estado norte-americano do Colorado. Isso porque o projeto dos profissionais do estúdio Oppenheim Architecture + Designutiliza todos os elementos típicos da arquitetura de montanha, onde o predomínio é da madeira, mas faz um recorte que beira o minimalismo.  O resultado é uma morada elegante e por vezes de atmosfera semelhante às casas de montanha japonesas.

  (Foto: Andrea Wyner/The New York Times)

Herança Materna

Apesar do apreço que Kurt Brunner tinha pela casa de fazenda aos pés dos Alpes italianos que pertencera a sua mãe há 60 anos, não havia a possibilidade de aproveitá-la: a construção tinha desmoronado com o tempo. Hoje, o lar está devidamente irreconhecível, sendo uma mescla de elementos antigos e contemporâneos. Um muro, única parte sobrevivente da construção original, foi aproveitado no novo projeto do escritório Bergmeister Wolf Architekten, se tornando parte da fachada da residência. Com todos os móveis e revestimentos de madeira, o ambiente realmente incorpora o espírito de um chalé nas montanhas.

  (Foto: Tuca Reinés)

Brasil com cara de campo inglês

No final dos anos 1980, o casal de proprietários deste lar em Araras, distrito ecológico no interior do Estado do Rio de Janeiro, adquiriu a propriedade, que já havia passado pelas mãos de Juscelino Kubitschek. Todos os edifícios do terreno passaram por cuidadoso projeto de reforma e ampliação meticulosa a cargo do arquiteto Walter Menezes, de 1992 a 1996. Com um piso que acompanha o desnível do terreno, a sede conta com um décor aconchegante, nos moldes dos cottages do bucólico sudoeste da Inglaterra. São cinco quartos, uma cozinha espaçosa, sala de jantar, saleta de café da manhã, uma adega no subsolo e um living em “L” onde se encontra também o escritório. Aqui, reina a privacidade e a discrição, exceto pelo espetáculo da natureza, a razão de ser do refúgio do casal, já falecido, amante das artes, das flores, da leitura.

  (Foto: reprodução)

Rústico Chic

Que o rústico também pode ser chic, todo mundo sabe. Conquistar a elegância num chalé de montanha sem lançar mão de fórmulas, no entanto, é tarefa que oferece lá as suas dificuldades. Talvez nem tantas para o experiente designer de interiores belga Lionel Jadot. É ele quem assina esta charmosa casa revestida de madeira por dentro e por fora, com elementos coloridos nos interiores e uma vista de tirar o fôlego para o Mont Blanc, a montanha mais alta da Europa Ocidental. Fica perto de Megéve, nos Alpes franceses, e, apesar da cara de conto infantil, é designada a ser morada de férias de gente grande. Datada de 1870, a casa foi toda repaginada, mas sem perder seus traços históricos originais.

   (Foto: divulgação)

Bilionário com estilo

É do magnata russo Roman Abramovich este chalé localizado em Aspen. Projetada pelos profissionais do estúdio nova-iorquino Voorsanger Architects, a Wildcat Ridge Residence faz jus à fortuna de seu proprietário – ele a comprou em 2008 pelo módico valor de US$ 36,3 milhões. Situado a uma altitude de 2.800 metros, em uma área com algumas das melhores vistas de Aspen, o terreno certamente inflacionou o preço da propriedade. Mas o projeto de arquitetura ajudou a valorizar as qualidades naturais do local e, por isso mesmo, justifica não apenas seu custo, mas sua aquisição por Abramovich.

 (Foto: divulgação)

Versão Tropical

A seleção acertada dos materiais garantiu leveza – física e simbólica – a este spa, parte de um chalé em Itaipava, no distrito de Petrópolis, RJ. A construção de madeira, pedra e vidro parece flutuar sobre um espelho-d'água cristalino, tamanha a simbiose que há entre a fachada e a bela região serrana do Rio de Janeiro. Para escapar do friozinho típico da região, a morada principal (de proporções quase monumentais) possui uma piscina aquecida e madeira escura no revestimento. Tanto o spa, quanto a residência, têm projeto assinado pelo escritório Cadas.

   (Foto: divulgação)

2 Gerações

Pai e filho queriam manter a velha casa de montanha nos Pirineus, cordilheira fronteiriça entre Espanha e França. No entanto, precisavam cada um do seu espaço. "Residências separadas com experiências compartilhadas", pensou a dupla. O escritório Cadaval e Solà-Morales vislumbrou a paisagem como modo de resolver o desafio da família. Sem mexer na casa de pedra que lá existia, os arquitetos projetaram um segundo volume, com um telhado de metal que reproduz a assimetria da montanha. A nova armação imprimiu modernidade ao imóvel, mas preservou características locais, como a fachada original, em um equilíbrio preciso entre os dois estilos de arquitetura – e os dois estilos de vida.

  (Foto: divulgação)

Imponência nos Alpes

A lareira e a chaminé estão lá. O telhado com caimento duplo, também. Os acabamentos são de madeira, e a decoração aquece os ambientes. Mas este não é um chalé qualquer. Situado nos Alpes franceses, próximo à tradicional estação de esqui de Chamonix, o Chalet Cyanella esbanja, sim, uma alma montanhesa. Mas não apela para a rusticidade – além do luxo, o que predomina em seu projeto é o design. Com lajes, vigas e colunas de madeira – mesmo material que caracteriza pisos e cobertura – a casa desenhada pelos profissionais do Bô Design tem fechamentos externos de vidro, o que proporciona excelentes vistas do entorno. A imponência da paisagem, porém, tampouco se reflete em ostentação.

  (Foto: divulgação)

Tudo branco

Construída há mais de cem anos, a casa Vedbaek é uma como tantas outras nos arredores de Copenhague. Um pitoresco chalé de dois andares, telhado de duas águas, chaminé, jardim bucólico. Quase um cenário de conto de fadas. Quem a avista de fora não faz ideia das pessoas que moram lá: um arquiteto e sua família. E, como toda boa casa de arquiteto, esta reserva surpresas. Neste caso, Bjerre-Poulsen, sócio do escritório Norm Architecture, decidiu remover todos os sucessivos padrões de acabamento realizados na casa para pintá-la em um tom uniforme de branco superbrilhante. O que poderia resultar em um ambiente frio, impessoal, ganha personalidade por meio de tradicionais móveis do design escandinavo moderno.

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS