Dilma com 52 e Aécio tem 48%
21/10/2014 09:10

O instituto Datafolha e a pesquisa CNT/MDA apontaram empate técnico na disputa pelo Palácio do Planalto. Pela primeira vez neste segundo turno, a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) aparece numericamente à frente de Aécio Neves (PSDB). No Datafolha, ao considerar apenas os votos válidos, a petista tem 52% e o candidato tucano aparece com 48%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na sondagem da última quinta-feira (16), também do Datafolha, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

De acordo com o Datafolha, na reta final da eleição, os candidatos continuam empatados, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas Dilma aparece pela primeira vez numericamente à frente de Aécio em um levantamento feito após o primeiro turno.

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, Dilma tem 46% e Aécio, 43%. Brancos, nulos e nenhum chegam a 5%. Na semana da eleição, 6% dos eleitores não sabem em quem vão votar.

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores somente segunda-feira (20). A pesquisa foi encomendada pela TV Globo em parceria com o jornal Folha de S. Paulo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014.

A pesquisa sondou também a certeza de voto dos entrevistados e em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, a rejeição dos candidatos. Com relação ao voto consolidado, Dilma já assegurou 45%, enquanto 41% dos entrevistados votariam em Aécio com certeza. No quesito rejeição, o tucano lidera com 40%, ante 39% da candidata petista.

Ao final das eleições no primeiro turno, o resultado oficial trouxe a petista Dilma Rousseff com 41,59% dos votos válidos e o tucano Aécio Neves, 33,55%.

Avaliação do governo — Na mesma sondagem do Datafolha, o instituto aferiu que o governo da presidente Dilma é aprovado por 42% dos entrevistados da pesquisa. Esse é o percentual dos que avaliam o governo como ótimo ou bom.

Entre os entrevistados que avaliam a gestão da presidente petista como regular, os números chegam a 37%. O governo foi considerado ruim ou péssimo por 20% dos entrevistados e não soube responder, 1%.

CNT/MDA aponta cenário indefinido

A primeira pesquisa CNT/MDA divulgada após o primeiro turno da eleição presidencial apontou um empate técnico entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), com vantagem numérica para petista. Nos votos totais, Dilma tem 50,5%, enquanto Aécio 49,5%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A sondagem indica ainda altos índices de rejeição aos dois candidatos. Dos entrevistados, 41% declararam que não votariam em Aécio “de jeito nenhum”, enquanto 40,7% não votariam em Dilma. A sondagem mostra ainda que para 46,7% dos entrevistados Aécio sairá vencedor, enquanto para 42,5% Dilma será reeleita.

Desde o primeiro turno das eleições, realizado dia 5 de outubro, Dilma e Aécio permanecem estáveis nas pesquisas dos institutos Datafolha e Ibope, os mais reconhecidos.

A pesquisa CNT/MDA ouviu 2.002 pessoas, em 137 municípios de cinco regiões de país entre os dias 18 e 19 de outubro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número BR-01139/2014.

A.N.A.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS