Gerp traz Crivella à frente de Pezão no segundo turno
11/10/2014 14:10

Arnaldo Neto
Foto: Divulgação 

Após tentar barrar as pesquisas Ibope e Datafolha, ao alegar em ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que os números do primeiro turno prejudicaram sua votação, Marcelo Crivella (PRB) aparece em primeiro lugar nos números do Instituto Gerp, divulgados neste sábado (11) pelo grupo Record. Esta é primeira pesquisa sobre o segundo turno das eleições ao governo do Rio de Janeiro. Ao considerar os votos totais, o senador aparece com 44% das intenções, enquanto Luiz Fernando Pezão (PMDB) tem 36%. Brancos e nulos somam 10%, mesmo número dos entrevistados que afirmaram não saber em quem votarão ou não opinaram.

O Gerp também simulou os votos válidos, quando são ignorados os brancos, nulos e indecisos. Esse é o mesmo sistema utilizado pela Justiça Eleitoral para a divulgação do resultado oficial. Nessa perspectiva, Crivella chega a 55%, ante 45% de Pezão.

A pesquisa foi registrada no TRE sob o número RJ-00067/2014. Segundo o instituto, foram ouvidos 1.300 eleitores entre os dias 6 e 8 de outubro. A margem de erro para projeção dos dados é estimada em 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em questão de religião, em alta nessa disputa, os católicos preferem Pezão e evangélicos, Crivella. Entre católicos, Pezão tem 49% das intenções de voto e Crivella apenas 31%. Entre os evangélicos a figura muda e Crivella tem 66% dos votos e Pezão 20%. Os que declararam não ter religião foram os que mais não estão satisfeitos com a configuração política do segundo turno: 20% dos eleitores sem religião votarão nulo. Essa taxa cai para 8% entre os católicos e 7% entre os evangélicos. Umbandistas apoiam mais Pezão: 42% declararam que vão votar nele, contra 29% que disseram votar em Crivella. Os kardecistas e espíritas estão quase empatados, dizendo votar em Crivella e Pezão 38% e 37% dos entrevistados, respectivamente.

Ibope e Datafolha registraram suas primeiras pesquisas para esta semana. A coligação de Crivella entrou como uma ação no TRE para impedir a divulgação das pesquisas desses institutos. A alegação é que os erros das pesquisas no primeiro turno teriam prejudicado o candidato da PRB. A assessoria de Crivella afirmou que ele ordenou a retirada da ação, mas o TRE negou haver “registro de novo protocolo vinculado ao referido processo”.

Nas urnas — No primeiro turno Pezão foi o mais votado, com 40,57% dos votos válidos. Já Marcelo Crivella, com 20,26%, ficou em segundo lugar e foi para o segundo turno, desbancando o deputado federal Anthony Garotinho (PR) que terminou com 19,73%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS