Ibope e Datafolha apontam Aécio na frente, tecnicamente empatado com Dilma
09/10/2014 20:10

Arnaldo Neto
Fotos: Divulgação e
Agência Brasil 

Os institutos Datafolha e Ibope divulgaram nesta quinta-feira (9) pesquisas de intenção de voto para a disputa do segundo turno pela Presidência da República. Aécio Neves (PSDB) lidera nos dois institutos. Ao considerar os votos válidos, o tucano aparece com 51% das intenções, ante 49% da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT). Ibope e Datafolha trazem o mesmo resultado. Nas primeiras sondagens do segundo turno, eles aparecem tecnicamente empatados, já que a margem de erro nas duas pesquisas é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na mostra com os votos válidos são excluídos os brancos e nulos, além dos eleitores que se declaram indecisos. Esse é o mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A primeira pesquisa Datafolha do segundo turno aponta, ao considerar os votos totais, que Aécio tem 46% das intenções, e Dilma 44%. Brancos e nulos somam 4%. Eleitores que não sabem ou não responderam, são 6%.

O Datafolha ouviu 2.879 eleitores nos dias 8 e 9 de outubro. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01068/2014.

Na sondagem do Ibope, também a primeira do segundo turno, ao considerar os votos totais, Aécio tem 46%, contra 44% de Dilma. Esse resultado é o mesmo do Datafolha, a única diferença entre os institutos é com relação aos eleitores que votam em branco, nulo ou está indeciso. Segundo Ibope, 6% dos entrevistados votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. E 4% não sabem em quem vão votar.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre 7 e 8 de outubro. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, foi registrada no TSE sob o protocolo BR-01071/014.

Ao considerar também as sondagens realizadas no primeiro turno, os números do Datafolha e do Ibope trazem Aécio numericamente à frente de Dilma pela primeira vez.

A primeira — Já a primeira pesquisa encomendada para a disputa presidencial no segundo turno, do Instituto Paraná, encomendada pela revista Época e divulgada na última quarta-feira (8), o tucano teria uma vantagem maior sobre a candidata petista. Aécio teria 49% das intenções de voto contra 41% de Dilma. Não sabe ou não responderam somam 10%. Em votos válidos, Aécio ficou com 54%, e Dilma, 46%.

Primeiro turno — No primeiro turno, o resultado oficial das eleições conferiu a Dilma Rousseff 41,59% dos votos válidos e ao candidato Aécio Neves, 33,55%.

Governo do Rio: Apenas Gerp registrada

Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB) disputam o segundo turno para o governo do Rio de Janeiro. Com esse cenário consolidado, nenhuma pesquisa foi divulgada até o fechamento desta edição. O Instituto Gerp tem uma registrada e esteve nas ruas entre os dias 6 e 8. A expectativa é que esta pesquisa seja divulgada até esta sexta-feira (10). Ibope e Datafolha ainda não registraram pesquisas sobre a disputa no Rio de Janeiro.

De olho na corrida presidencial, antes mesmo de divulgar o primeiro levantamento, o Ibope já registrou mais uma pesquisa. A sondagem, que também foi encomendada pela TV Globo, como a de ontem. O instituto já recolhe os dados e os números devem ser divulgados no início da próxima semana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS