Pezão lidera e Tarcísio dobra, aponta pesquisa
03/10/2014 09:10

Alexandre Bastos
Fotos: Divulgação

A dois dias da eleição, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), se mantém em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, com 30%. Em segundo lugar, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada na quinta-feira (3), está o ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho, do PR, com 21% das intenções de voto. Em relação a pesquisa anterior, divulgada na última terça-feira (30), Garotinho caiu três pontos percentuais. Logo atrás de Garotinho está o senador Marcelo Crivella (PRB), com 17%, e, em quarto, o senador Lindberg Farias (PT), com 13%. Na simulação de segundo turno Pezão tem 52% contra 30% de Garotinho.

A pesquisa aponta dois empates técnicos, tendo em vista que a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para cima ou para baixo: Garotinho e Crivella, na disputa pelo segundo lugar (e pela passagem ao segundo turno), e Crivella e Lindberg, pelo terceiro lugar. Tarcísio Motta, do PSOL, atingiu 6% das intenções de voto na última pesquisa. Dayse (PSTU), 1%, e Ney Nunes (PCB) não pontuou. O candidato do PSOL, que se destacou no debate da TV Globo, na última terça-feira, cresceu três pontos percentuais. Segundo o levantamento realizado entre quarta-feira (1º) e quinta com 1.469 eleitores em 36 municípios, 8% votariam em branco ou nulo, e 5% não souberam ou não quiseram responder.

Segundo turno — O instituto fez três levantamentos sobre o segundo turno fluminense. No primeiro deles, Pezão teria 52%, e Garotinho, 30% das intenções de voto. Nesse caso, 15% votariam em branco ou nulo, e 3% não souberam ou não quiseram responder.

No segundo cenário, Pezão venceria Crivella, com 47% das intenções de voto contra 39% do senador do PRB. Um total de 11% votaria em branco ou nulo, e 3% não souberam ou não quiseram responder. No terceiro cenário, Crivella venceria Garotinho, com 49% contra 30% do ex-governador. Um total de 18% dos eleitores votaria em branco ou nulo, e 3% não souberam ou não quiseram responder.

Rejeição — A pesquisa da Datafolha mediu ainda a rejeição dos candidatos ao Palácio Guanabara, para a votação em primeiro turno, no próximo domingo. Garotinho aparece na frente com 48% de rejeição. Em segundo, o candidato do PT, Lindberg, tem 21%; Pezão, 20%; e Crivella, 15%. Ney Nunes tem 14% de rejeição. Tarcísio, 13%, assim como Dayse. Rejeitaram todos os candidatos, 4% dos entrevistados, e um total de 7% não rejeitou nenhum. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº RJ-00059/2014 e BR-00933/2014.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS