Treinamento mental (2): Melhore a mente para render mais na corrida
Marcos Almeida 07/10/2014 05:28
Ainda sobre o Treinamento Mental, numa outra vertente, este texto vem do site da revista Runners World Brasil, e também diz respeito a conselhos para melhorar o seu rendimento na corrida. Bons treinos!

Não importa qual objetivo. Completar sua primeira corrida, bater um recorde pessoal ou aumentar a quilometragem semanal. Para qualquer uma das alternativas há um conceito fundamental a ser lembrado: “inteligência atlética”. É a capacidade de ler as pistas que constantemente nosso corpo nos transmite e adaptá-las no momento adequado para melhorar o rendimento físico.

Os atletas que conseguem fazer isso com êxito têm uma inteligência atlética alta. Na prova, isso se traduz na melhora dos treinamentos e das corridas. Confira abaixo algumas chaves para aumentar seu coeficiente atlético e assim alcançar um melhor potencial de corrida.

SINTONIA COM O CORPO Muitos atletas ignoram as ‘fisgadas’ e dores que sentem durante o treinamento. Segundo especialistas, ao invés de se omitir a estas sensações, deveríamos prestar mais atenção e aprender seus significados. O objetivo é conhecer tão bem o corpo que possa distinguir as diferenças entre fadiga ou cansaço muscular e o que poderia ser o começo de uma lesão. Só aprendendo a escutar o corpo saberá o que ele tem a lhe dizer.

AFASTE-SE DOS APARATOS TECNOLÓGICOS Ao menos durante os próximos treinamentos. Segundo psicólogos esportivos, é preciso aprender a depender menos dos dados recebidos do GPS ou frequencímetro e encontrar os sinais proporcionados pelo próprio corpo. Faça um autoteste intercalado entre alguns quilômetros: pare por um momento e pense como estão suas pernas ou o coração. Desta forma aprenderá a escutar o que seu corpo lhe diz e decidir o que fará com a informação. Forçar, relaxar ou abandonar.

PLANEJE SOFRER (UM POUCO) Conseguir uma nova marca pessoal pode ser doloroso: às vezes um pouco, outras, muito, porém, haverá dor. Assuma essa condição inevitável e prepare-se mentalmente para modificar a forma de enfrentar a dor, aconselham os treinadores. Esta preparação também ajuda a conhecer seus limites. É mais fácil suportar a dor quando você já espera por ela, ainda mais se tem confiança em poder superá-la. Estudos demonstram que aqueles que correm por prazer tendem a escutar música ou distrair a mente contra a dor, enquanto os que correm de maneira profissional estão mais suscetíveis à dor.

OBJETIVOS FRACIONADOS Muitos atletas de elite trocam seus treinamentos e corridas. Por exemplo, digamos que você disputa uma prova de 10 km e depois do primeiro quilômetro sente um incômodo. Ao contrário de dar meia volta e abandonar, mude seu objetivo e pense em chegar ao quilômetro dois; quando completar esta etapa, trace um novo objetivo. Segundo especialistas, muitos corredores abandonam as provas muito rapidamente. Se marcarmos pequenos objetivos até a metade da corrida, será mais fácil cumpri-los. Quando estiver no quilômetro 20 não pense em como estará no 30, mas no presente.

OTIMISMO Em alguns momentos, a única maneira de aprender onde estão suas forças e limites pessoais é cometendo erros. Como saberá até onde pode forçar se nunca cometeu um excesso? Essa experiência ajuda a encontrar seus limites e entender melhor o que pode fazer física e mentalmente.

AVALIAÇÃO PÓS-CORRIDA A maioria dos maratonistas não fala dos maus treinamentos, centram-se no que deu certo. Pense que só o fato de correr já é algo bom e use o tempo no alongamento para pensar nas coisas boas que ocorreram nos treinos. Se busca a perfeição, aprenda a ser otimista nas partes mais duras do treinamento e conquistará mais confiança em si mesmo. Assim obterá melhores resultados.

CONTROLE OS PENSAMENTOS Quando pensar que não será capaz de completar, é provável que não consiga realmente. Em qualquer corrida deve se imaginar forte, prestar atenção às imagens vitoriosas em sua mente e estar preparado para realizar ajustes necessários.

ESCREVA UMA FRASE DE MOTIVAÇÃO Converta essa escrita em um mantra, algo que possa repetir quando começar a perder rendimento. Melhor se for uma frase pessoal, que tenha significado para você e lhe ajude a vencer a fadiga. Algo do tipo “sou forte mental e fisicamente” ou “posso conseguir o que desejar”. Assegure-se de colocar a frase escrita em algum lugar onde  possa ver antes de sair.

Fonte: Runners World

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS