Treinamento mental (1): como usar a visualização/planejamento mental para uma melhor corrida
Marcos Almeida 06/10/2014 11:52

Este texto original é da equipe do Jeff Gaudette, referência na área de treinamento de corrida e idealizador do ótimo RunnersConnect assim como o RunKepper. Diz respeito a dicas sobre o treinamento mental que é muito esquecido/desconhecido pelos atletas/técnicos. Vale a leitura para ampliar conhecimento e quem sabe, você utilizar durante treinos/competições. Boa leitura.

Como corredores, estamos sempre à procura de uma vantagem extra em treinamento para tornar-nos mais rápido e mais consistente na pista de corrida.

Compreensivamente, a maioria dos nossos esforços para melhorar são voltadas para a física - limiar de lactato diminuindo, aumentando a força muscular, melhorar a forma.

Aperfeiçoamento para qualquer um desses sistemas fisiológicos que vai resultar em tempos de corrida mais rápidos e deve ser o foco principal de seu plano de treinos.

No entanto, se você já está empurrando os limites de treinamento físico, é possível que a adição de planejamento mental e visualização para o seu regime pode ajudá-lo a espremer esse extra de um ou dois por cento no dia da corrida.

Alguns dos melhores atletas do mundo, de golfistas profissionais a Olympic Track and medalhista de campo, utilizam a prática de visualização mental e visualização na sua formação.

Talvez um dos exemplos mais conhecidos do poder da imagem mental é o desempenho da medalha de ouro de Mark Plaatjes na maratona do Campeonato Mundial em 1993. Plaatjes praticou amplamente técnicas de visualização durante a preparação para o Campeonato Mundial, tanto que ele sabia cada ondulação no percurso e tinha "corrido" todos os cenários possíveis da corrida antes dele chegar na Alemanha.  Quando o Real Racing começou, Plaatjes foi capaz de convocar seu reservatório de confiança e preparação mental nos quilômetros finais e arrebatar a vitória apenas a 3 minutos a partir da linha de chegada.

O treinamento mental e visualização funcionam bem para os atletas de alto calibre. Aqui estão algumas dicas de visualização e planejamento mentais específicos e estratégias que você pode implementar para melhorar o seu desempenho.

Durante treinamento

Você pode praticar técnicas de visualização em seu treinamento para se preparar para todos os cenários possíveis e para melhorar a sua execução no dia da corrida. Tudo o que precisamos é de 10-15 minutos por dia para aumentar suas chances de sucesso. Seja específico e detalhado.

Ao visualizar sua corrida, seja o mais específico e detalhado possível. Imagine-se na linha de partida, cercado por milhares de outros corredores - é quente, é frio, o que você veste? Quando a arma soa, visualize a aceleração da freqüência cardíaca e do sentimento "claustrofóbico" na largada.

Ao evocar essas emoções, pontos turísticos, e sons, você pode se preparar para manter a calma, recolhidos e executar seu plano de corrida em um ambiente caótico.

Quanto mais específico você pode estar com os locais, sons e emoções, mais calmo e confiante você vai ser no dia da corrida.

Visualize cenários positivos e negativos

Vamos enfrentá-lo, não importa como você está apto, a corrida vai doer em algum ponto. Imagine-se trabalhando por esses maus momentos durante a corrida. Desta forma, quando ocorrem, inevitavelmente, você vai saber exatamente o que fazer e ter certeza que você pode trabalhar com eles.

Além disso, visualizar o que você faz e como você vai se sentir se algo correr mal. E se o seu sapato vem desatado ou você tem que ir ao banheiro? Ao visualizar esses cenários, você terá um plano específico no lugar e, em vez de entrar em pânico, você estará calmo, fresco e coletado.

Aumentar a sua confiança.

Outra vantagem da visualização no treinamento é a oportunidade de aumentar a sua confiança. Tem sido bem documentado que a alta confiança se correlaciona com um aumento do nível de desempenho.

Ao visualizar-se sucedendo, você pode inconscientemente melhorar sua crença em si mesmo e em suas habilidades. Para melhorar a sua auto-confiança, tente implementar a auto-afirmação e auto-fala em sua rotina diária.

Gaste cinco minutos cada noite antes de dormir em pé em frente ao espelho repetindo mensagens específicas e positivas para si mesmo. O espelho ajuda a envolver os receptores visuais no cérebro e ajuda a internalizar as mensagens positivas.

Frases como "Estou em forma, estou rápido, eu vou ganhar" tendem a funcionar bem. Crie sua própria frase de auto-afirmação e gaste cinco minutos repetindo para si. Antes de conhecê-lo, não haverá dúvida em sua mente que você vai realizar no dia da corrida.

Antes da corrida

Conforme se aproxima o tempo de corrida, você não pode deixar de ficar nervoso. Após todo o trabalho duro que fez, você não quer que ele vá para o lixo. Felizmente, você pode aplicar as técnicas de visualização que você usou no treinamento para reduzir esses nervos pré corrida. Recorde todos os seus treinos.

Se você está ficando nervoso antes da corrida, comece a pensar de volta para todos os grandes exercícios que você teve durante a sua formação (o seu treinamento).

Pense naquela grande performance no tempo run que você fez onde flutuava sem esforço ao longo da estrada, ou visualize a sua última corrida de sucesso e comece a evocar os mesmos sentimentos de realização.

Concentre-se no que você pode controlar

Ficamos nervosos quando não sabemos o resultado das coisas, como quando o assassino vai pular fora do chuveiro em um filme de terror ou como vamos sentir no meio da corrida.

Tire o foco dos elementos da corrida você não pode controlar (o tempo de finalização, os seus adversários, o clima) e os encaminhe para os resultados que você pode controlar.

Visualize-se na execução de seu plano de corrida, passando por sua rotina de warm-up (aquecimento), e até mesmo se concentre na sua respiração. Ao dirigir seus pensamentos para os aspectos físicos e mentais que você pode controlar os seus nervos e você vai aumentar suas chances de sucesso.

Durante a corrida

Corrida é difícil. Em algum ponto no seu caminho para uma grande corrida ou um novo PB (personal best), você vai se machucar e ter dúvidas. Deixando os pensamentos negativos ter fluência em sua mente é uma das maneiras mais fáceis de atrapalhar seu desempenho.

Seja positivo com a auto-afirmação e auto-fala

Antes de começar a corrida, decida sobre lembrar mantras que irão ajudá-lo a ganhar confiança e perseverar através de quaisquer manchas ásperas durante uma corrida.

Certifique-se de que todas as palavras em seu mantra são positivas. Por exemplo, use "Eu sou forte, eu posso fazer isso" em oposição a "empurrar com a dor, não desista". O segundo mantra evoca conotações negativas com as palavras "dor" e "desistir".

Implementar sugestões mentais

Da mesma forma, você pode empregar estímulos mentais para lembrar-se de se concentrar em boa forma ao subir uma colina ou quando você começa a ficar cansado. Eu gosto do mantra "relaxar e ir" na última milha de uma corrida para me lembrar de não apertar meu rosto e ombros enquanto eu me canso.

Encontre o seu mantra positivo e use quando as coisas ficarem difíceis. Com certeza, nenhuma quantidade de imagens mentais e visualização durante o treino e corrida vai compensar um regime pobre de treinamento.

No entanto, se você já está empurrando seus limites físicos e quer tomar suas performances de corrida para outro nível, incorporando técnicas de visualização em seus treinamentos e corridas, podem oferecer a vantagem que você precisa.

Matéria original aqui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS