Discursos (1)
Christiano 27/10/2014 19:32

Achei bons os discursos dos dois candidatos à Presidência ontem, ambos equilibrados e sem se deixar levar pela emoção do resultado. Dilma Rousseff estava de branco, simbolizando a paz, abandonando o vermelho PT para aquele momento, e expressou entender o resultado das urnas que lhe deram a mais apertada vitória desde a redemocratização.

Ela captou o sentimento de mudanças clamado pelo país, cuja maioria lhe deu a incumbência de executar. Falou em união, mudanças na economia, em combater a corrupção e estava de espírito desarmado. Só errou, no meu ponto de vista, em insistir com o tal plebiscito para a reforma política. A reforma é muito necessária e não pode ser adiada, mas não através de plebiscito.

O grande problema é o seu séquito seguir o que ela planejou em seu discurso. Ontem mesmo o presidente do PT, Rui Falcão, estrumava a militância a vociferar contra órgãos de imprensa, atacando a Rede Globo. Hoje o ministro Mantega, demitido, falou que a vitória avaliza a sua (péssima) condução na política econômica do país.

Não Mantega, não avaliza, pelo contrário, e o mercado respondeu hoje. Quase o PT perde a primeira eleição desde 2002 e se não fosse a máquina pública e o marqueteiro João Santana vender com rara competência que o país estava a mil maravilhas a festa ontem seria azul. O sentimento anti-PT foi o maior rival do partido, mais até que Aécio Neves e/ou os tucanos.

A presidente reeleita Dilma Rousseff terá muito trabalho pela frente para recolocar o país nos trilhos e reunificar um país que saiu das urnas dividido. Hoje o mercado reagiu mal a vitória de Dilma, com o dólar alcançando a maior cotação em 9 anos, a Bolsa caindo e as ações da Petrobras derretendo, se é que podem derreter ainda mais.

A medida mais urgente talvez seja anunciar a sua nova equipe econômica, algo que ela evitou durante toda a campanha, com pessoas competentes que possam dar tranquilidade ao mercados e aos investidores. Para quem votou ou não votou nela, o importante é que Dilma acerto o rumo do país e que ele volte a crescer. Chororô e torcer contra não adianta e é infantil, é não saber perder. Ela foi eleita legitimamente e de forma democrática e inquestionável. Que faça um bom governo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS