Fim do mistério do jato
Christiano 23/10/2014 18:49

Gulfstream G550

O super jato Gulfstream G550 prefixo N728EC, avaliado em US$ 60 milhões, que pousou em Campos na segunda-feira passada (relembre aqui), pertence à empresa Chouest Air Inc., sediada no condado de Lafourche, no estado de Louisiana, nos EUA. A empresa tem ainda um Citation-XLS (confira aqui).

A Chouest Air Inc. faz parte do grupo da Edison Chouest Offshore (ECO), empresa sediada também no estado de Louisiana, EUA, que é reconhecida hoje como o mais diverso e dinâmico fornecedor de soluções de transporte marítimo offshore do mundo. A razão da vinda da aeronave para Campos é o Porto do Açu, idealizado por Eike Batista.

A Edison Chouest assinou um contrato em abril deste ano para instalar no Porto do Açu uma base de apoio offshore para atender clientes e um estaleiro de reparos navais em suas próprias embarcações. A base oferecerá ainda serviços de logística para empresas de exploração e produção de petróleo e seus fornecedores.

Inicialmente o contrato, que tem prazo de 15 anos, previa o aluguel de uma área de 255.200 m² no Terminal 2 do Porto do Açu. Posteriormente houve um aditamento aumentando a área para 574.000 m². Batizada de B-PORT, a instalação da Edison Chouest terá capacidade de servir e apoiar até 15 embarcações simultaneamente, se localizando em uma área estratégica, próxima às Bacias de Campos, Espírito Santo e Santos.

Antes de aterrissar em Campos o Gulfstream G550 fez uma parada em Manaus, aonde “nacionalizou” o vôo e entrou no Brasil, já que não poderia fazer isto no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, que não é internacional. No dia seguinte o avião deixou a cidade à tarde e seguiu para o Aeroporto Internacional do Galeão, de onde deixou o país em vôo direto para Houston, no Texas, EUA.

Fontes: Plane Logger, Petro Notícias, Bol e Prumo Logística

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