Bolsa Família ajuda Dilma e o PT
Christiano 07/10/2014 13:00

O consultor econômico Ricardo Amorim postou em seu Twitter: "Será que dá para explicar o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais com um único indicador? Sim.", exibindo a imagem abaixo, que mostra o mapa de votação para presidente, pintando os estados onde cada candidato venceu. Os estados onde Dilma ganhou foram coloridos de vermelho, os de Aécio de azul e os de Marina de laranja.

No mapa ao lado, ele pintou os estados onde pelo menos 25% da população recebe o Bolsa Família. A superposição votação de Dilma x Bolsa Família é nítida. Somente no Rio e no Rio Grande do Sul, onde os governadores a apoiam, Dilma venceu em um estado que não tem mais de 25% da população beneficiada pelo programa social.

A força do Bolsa Família como dividendo eleitoral já foi mostrada aqui em julho, através dos números de uma pesquisa que separa os eleitores com e sem o programa social. Os "com" turbinam a votação de Dilma. É importante também saber que o governo do PT fez muitos investimentos no Nordeste e tem um discurso mais afinado para os eleitores de classes menos favorecidas.

Confira o mapa abaixo e clique na imagem para ampliar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS