O 2º turno
Christiano 03/10/2014 21:19

Acredito que os números atuais prevalecerão, com Dilma Rousseff e Marina Silva indo para o 2º turno para presidente e Luiz Fernando Pezão e Anthony Garotinho indo para o 2º turno para governador. O derretimento de Marina e Garotinho é nítido, mas Aécio Neves e Marcelo Crivella precisariam de mais uma ou duas semanas para virar a eleição.

Aécio sofreu com a incompetência do PSDB e a própria, ao não saberem se colocar adequadamente como oposição, não terem união, com clássicas brigas e corpo mole no eixo MG-SP, não conseguirem se comunicar com as classes mais baixas e a conhecida prepotência. Ele demorou a decolar como candidato e logo foi pego pela queda do avião que matou Eduardo Campos.

Com a morte de Eduardo, Aécio praticamente perdeu a eleição. A ascensão de Marina Silva foi imediata, sendo a opção mais viável nos últimos 12 anos para derrotar o PT. Ao invés de compor visando o segundo turno e a presidência, seguindo o pacto de não agressão feito com Eduardo Campos, o PSDB partiu para o ataque visando a desconstrução de Marina, já bombardeada pelos petistas e suas piores táticas.

A consequência foi a desidratação de Marina, que chegou a estar empatada com Dilma e caiu cerca de pontos percentuais. Só que o óbvio aconteceu, os votos de Marina migraram parte para Aécio e parte para Dilma, fazendo com que a presidente disparasse e praticamente garantisse a sua eleição.

A distância de Aécio para Marina chegou a ser de vinte pontos e era muito previsível que seria muito difícil o tucano chegar nela em tão pouco tempo. E se por quase milagre chegasse, o estrago seria entregar a eleição para Dilma. O PSDB, por vias tortas, foi o maior aliado do PT. A consequência com a provável derrota já em 1º turno é a perda do papel de principal oposição do país.

Dilma e Pezão seguirão como francos favoritos a se reelegerem. Com as urnas confirmando as pesquisas e os números de rejeição seus e de seus opositores, só um grande desastre na campanha ou nos seus governos mudaria a eleição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS