O debate de ontem
Christiano 03/10/2014 20:51

O debate de ontem da Globo mostrou o quanto estamos pobres de políticos. O nível foi baixo, com raras exceções. Se compararmos os candidatos com os dos clássicos debates de 1989, que reuniam Brizola, Lula, Mário Covas, Ulisses Guimarães, Roberto Freire, entre outros, chega ser covardia.

Segue abaixo o meu ponto de vista sobre o desempenho dos principais candidatos no debate:

Aécio Neves foi quem teve o melhor desempenho. Seguro, articulado e com pitadas de bom humor. Errou feio ao levantar o dedo para Luciana Genro. No debate direto com Dilma mostrou ampla superioridade e teve duros duelos com Marina. Ao contrário de José Serra, enalteceu o legado de Fernando Henrique, que ali estava. Fez tabelinhas claras com Pastor Everaldo, a la Lindberg e Crivella.

Dilma Rousseff mostrou a sua conhecida falta de jeito para se comunicar e, consequentemente para debates, onde não vai bem. Aliás, onde não tem hierarquia a seu favor ela não vai bem. São muitos e longos "ques" e "es". Difícil uma frase sem "eu acho". Raciocínos desconexos algumas vezes. Sem timing, estourou o tempo quase sempre. Foi corajosa ao perguntar várias vezes para Aécio, mostrando claramente que prefere ele no segundo turno. Se perdeu de longe para Aécio, foi bem contra Marina. Foi autora da piada da noite, ao dizer que a inflação está sob controle.

Marina Silva teve altos e baixos. Foi bem contra Aécio, a quem enfrenta de frente e de igual para igual. Contra Dilma parece ter uma certa submissão e a diferença de tom de voz não ajuda. Em alguns momentos a enfrentou de frente. Expressou sinceridade em seus pensamentos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS