MP Eleitoral propõe ação contra dois políticos e membros da Universal
Suzy 30/10/2014 17:47
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RJ) propôs ações contra dois políticos – o deputado federal reeleito Francisco Floriano (PR) e o recém-eleito deputado estadual Milton Rangel (PSD) – e três religiosos das igrejas Mundial do Poder de Deus e Universal do Reino de Deus. Os cinco vão responder por abuso de poder econômico ao desvirtuarem o uso de templos, onde a legislação veda atividades de campanha eleitoral.
Na primeira ação, a PRE pede que o TRE casse os diplomas dos deputados recém-eleitos, impedindo suas posses na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa (Alerj), respectivamente. O outro réu é o pastor Leonardo Carlos Machado, o Pastor Léo, da Igreja Mundial do Poder de Deus, em Duque de Caxias. Fiscais da Justiça Eleitoral apreenderam materiais de campanha como centenas de panfletos, cartões e adesivos onde se divulgavam as candidaturas de Floriano e Rangel.
A outra ação tem como réus os bispos Daniel Santos e Junior Reis, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Eles são acusados de usar os templos da IURD em Del Castilho e Nova Iguaçu para a promoção pessoal dos candidatos Marcelo Crivella (PRB, a governador), Roberto Sales e Rosangela Gomes (PRB, dep. federal), Tia Ju (PRB, dep. estadual) e Benedito Alves (PMDB, dep. estadual). Nos autos do processo, a PRE incluiu como prova do ato abusivo uma gravação feita por equipe de reportagem do jornal O Globo.
Todos os réus serão julgados por buscarem captar votos em celebrações religiosas e ficam sujeitos também à pena de declaração de inelegibilidade por oito anos. As ações foram movidas pelo procurador regional eleitoral, Paulo Roberto Bérenger, e já foram protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ).
“Em uma democracia a liberdade religiosa é plena, o que é inadmissível é a transformação de templos religiosos em comitês eleitorais”, diz o procurador regional eleitoral, Paulo Roberto Bérenger.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS