Beltrame permanece à frente da Segurança
Alexandre Bastos 31/10/2014 11:38

Depois de muitas especulações, inclusive de que ele poderia ser titular da Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, decidiu que ficará no cargo. Falou mais alto seu apego ao projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), do qual foi idealizador. Por trás da decisão, estaria a preocupação com os rumos das UPPs, o cuidado para que não haja desvirtuamentos num momento decisivo para o programa. A informação de que Beltrame havia cedido à proposta do governador reeleito Luiz Fernando Pezão foi confirmada por fontes ligadas à família e ao Palácio Guanabara.

A decisão de continuar conduzindo ou deixar a política de segurança do estado sempre dependeu apenas de Beltrame. No dia seguinte à sua reeleição (na última segunda-feira), Pezão já havia sinalizado que contava com a permanência do secretário, apesar de reconhecer o que também se comentava nos corredores da secretaria: que ele estava cansado. "Vou lutar muito para que ele continue", afirmou o governador, que prometeu só anunciar todos os nomes de seu futuro secretariado em dezembro.

Delegado da Polícia Federal, Beltrame, de 57 anos, comanda a Secretaria de Segurança desde 2007. Ontem (30), após a cerimônia de formatura de 484 novos PMs no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Sulacap, ele ainda tratou como uma incógnita sua permanência no cargo, mas deixou clara essa possibilidade: "Estamos conversando. O governador tem um tempo para fazer isso, e estamos vendo como podemos colaborar. Na hora certa, ele vai se manifestar (referindo-se a Pezão)", disse.

Ao ser perguntado sobre o orçamento para a área de segurança e seu desejo de agregar projetos sociais à pasta (durante o governo de Sérgio Cabral, ele chegou a declarar que programas de promoção da cidadania nas áreas com UPPs precisavam avançar), Beltrame deu a entender que planeja ajustes: "Muitas coisas têm que ser alinhadas", afirmou.

De acordo com fontes do governo, Beltrame terá assegurada total independência na escolha da cúpula da segurança, com carta branca para fazer as mudanças que achar necessárias. Ao que tudo indica, Beltrame sai ainda mais fortalecido no novo governo.

 Fonte: O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS