Ponto final — Grito dos rebeldes: "Independência ou Morte"
Alexandre Bastos 30/10/2014 11:50

Independência ou Morte

Os 11 vereadores da base governista que desafiaram o deputado federal Anthony Garotinho (PR) vivem o seguinte dilema: “Independência ou Morte”. Se recuarem agora, após encarar o líder, eles vão entrar na lista dos que devem ser eliminados politicamente na eleição de 2016. Garotinho já fez isso nas últimas eleições, inviabilizando as vitórias dos quem não rezaram corretamente a sua cartilha. Ou seja, nesta etapa do confronto, se não lutarem pela independência, eles correm risco de virar alvo fácil.

Mudando o jogo

Como esta coluna antecipou ontem, Garotinho é um bom jogador de xadrez e precisava de tempo para movimentar as peças. E o primeiro alvo foi exatamente o vereador Miguelito (PP), apontado pela coluna a peça mais vulnerável. Agora, Garotinho precisa de mais dois vereadores para virar o jogo e mandar oito “independentes” para a oposição e inciar uma "faxina" no governo. Até segunda-feira, data da próxima reunião, ele ainda vai jogar o “canto da sereia” e tentar fisgar os parlamentares que estão com a corda no pescoço.

Cartas na manga

Se Garotinho tem cartas na manga e “lenha” para queimar, o grupo independente garante que também tem seus trunfos. O principal deles é a discussão sobre o Orçamento de 2015, estimado em R$ 2,5 bilhões. Com o grupo ao lado da oposição, o governo pode ter dificuldades para aprovar o projeto, que deve ser votado até o dia 15 de dezembro. Além disso, podem cortar o “cheque em branco” que possibilita o remanejamento de 50% do orçamento sem passar pela Câmara ou propor a abertura de uma CPI que envolve laranjas e campanhas eleitorais. Ou seja, o jogo tem muitas possibilidades e nessa hora conta mais o jeito do que a força.

Câmara aplaude Pezão

Para se ter uma ideia do novo clima da Câmara de Campos, até uma moção de aplausos ao governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que se reelegeu no último domingo, foi aprovada durante a sessão de ontem. Rosáceos que faziam duras críticas ao governador aprovaram o requerimento apresentado pelo vereador Nildo Cardoso (PMDB) sem reclamar. Para não ficar feio e mostrar serviço ao chefe, o presidente da Câmara, Edson Batista (PTB) pediu para que “todos os outros eleitos da região” também fossem aplaudidos.

Publicado hoje na Folha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS