"Rolo compressor" rachado e mais uma vaca indo para o brejo
Alexandre Bastos 29/10/2014 18:45
[caption id="attachment_29032" align="aligncenter" width="600"] Charge do José Renato publicada no blog "Opiniões"[/caption]

Em fevereiro do ano passado, logo nas primeiras sessões da atual legislatura, a coluna Ponto Final publicou nota (aqui) informando que a Câmara de Campos contava com duas bancadas governistas. O final da nota alertava:  "com uma oposição reduzida, o único risco para a situação é um embate com a própria situação".

Bancada "independente" - Dois meses depois, em abril, o blog "Opiniões", do jornalista Aluysio Abreu Barbosa, publicou nota sobre o surgimento de uma bancada independente, formada pelos vereadores: AlexandreTadeu (PRB), Thiago Virgílio (PTC), Dayvison Miranda (PRB), José Carlos (PSDC) e Álvaro César (PMN). O vereador Jorge Magal (PR), também era apontado como um possível membro.

Reunião com o líder - Em maio foi a vez do deputado federal Anthony Garotinho (PR) se reunir com os vereadores e mandar um recado: “Ajudei vocês na eleição e agora é a vez de ser ajudado” (aqui). Na ocasião, ele conseguiu acalmar os ânimos.

Anthony deu e vereadores não desceram - Depois de toda a polêmica, a Prefeitura de Campos iniciou uma reforma administrativa, em maio de 2013, e abrigou os "independentes". Na ocasião, o blog "Opiniões" resumiu o acerto da seguinte maneira: "Ao fim e ao cabo, a 'independência' desse pessoal sempre dependeu única e exclusivamente daquilo que o blog resumiu aqui: 'Ou dá, ou desço!'. Assumindo o papel da esposa, Anthony deu e os vereadores não desceram. Simples assim!".

"Rolo" rachado - A lua de mel entre os "independentes" e Garotinho durou um ano e três meses. Em agosto deste ano, tendo em vista a disputa pela presidência da Câmara, o "rolo compressor" começou a se dividir novamente (aqui), com um grupo querendo reeleger Edson Batista (PTB) e derrubar Paulo Hirano (PR), que estaria disposto a comandar a Casa. Com Garotinho focado na disputa pelo governo do estado, a prefeita Rosinha entrou em ação e barrou o movimento.
Novo "rolo compressor" - Agora, após a derrota de Garotinho nas urnas, a história é outra. A bancada "independente", que em 2013 contava com sete nomes, ganhou três reforços, flerta com os quatro da oposição, e já assombra o líder. No momento, o "rolo compressor" mais forte da Câmara é formado por: Genásio (PSC), Jorge Magal (PR), Gil Vianna (PR), Albertinho (Pros), Alexandre Tadeu (PRB), Dayvison Miranda (PRB), Thiago Virgílio (PTC), Neném (PTB), José Carlos (PSDC), Álvaro César (PMN) e e Miguelito (PP). Ciente da força do novo grupo, Garotinho costura acordos nos bastidores para tentar enfraquecer os "rebeldes". Com tantas "vacas" indo para o brejo em 2014, Garotinho sabe que perder a Câmara seria um grande risco. E o que mais o atormenta é saber que foi o seu "pasto" que engordou a "vaca".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS