Ponto final — Lula, Garotinho e a voz das urnas
Alexandre Bastos 28/10/2014 15:56
Voz das Urnas (I)

Dizem que a vitória é embriagadora e ensina pouco. Porém, após vencer a eleição mais apertada da história do Brasil, o ex-presidente Lula parece disposto a ouvir a voz das urnas e tirar lições. Inclusive, elencou suas metas para 2015: aprovar a reforma política e renovar os quadros do seu partido. Em conversa com aliados, Lula analisou: “Quem votava na Dilma continuou votando. Quem votava no Aécio continuou votando. Quem não sabia em quem votar acabou decidindo não votar em ninguém”. Voz das Urnas (II)

Nos últimos anos, assim como a maioria dos partidos, o PT contou com poucas novidades. Nomes promissores, como o senador Lindberg Farias, que disputou o governo do Rio, e o ex-ministro Alexandre Padilha, que disputou o governo de São Paulo, não decolaram na eleição deste ano. Apontado como o principal nome do partido para a disputa pela presidência em 2018, quando vai estar com 73 anos, o ex-presidente Lula sabe que, mais do que “postes”, o PT precisa de quadros novos e com luz própria. Voz das Urnas (III)

Em Campos, o deputado federal Anthony Garotinho (PR), que ficou fora do segundo turno e viu o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vencer Marcelo Crivella (PRB) em sua terra natal, também deve estar pensando na necessidade de renovação e reestruturação. Vendo o fortalecimento da oposição, o ex-governador deve voltar para a sua “trincheira” e iniciar um processo de oxigenação do seu grupo visando as eleições de 2016.

Amnésia

Na reta final da campanha a prefeita Rosinha Garotinho (PR) defendeu o voto na presidente Dilma Rousseff (PT) e afirmou que o voto em Aécio Neves (PSDB) colocaria em risco as parcerias do governo federal com o município de Campos. Ontem (27), durante participação no programa Folha no Ar, o vereador Marcão (PT), que faz oposição ao governo Rosinha, elogiou o reconhecimento da prefeita sobre as parcerias, mas não deixou de alfinetar. “Na eleição municipal se aliam ao PSDB e criticam o PT, mas pelo menos agora reconheceram as parcerias”.

Desempenho

Pezão venceu, e muito bem, nos municípios da região. O peemedebista conquistou mais de 65% dos votos válidos em 13 cidades: Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai. Para alcançar esse número, é preciso levar em consideração que a maioria dos prefeitos dessas cidades apoiou e participou da campanha do peemedebista. No município de Varre-Sai Pezão recebeu impressionantes 88,16% dos votos válidos.

Por aqui

Em todo o Norte e Noroeste Fluminense, o candidato eleito do PMDB só perdeu em três municípios: Carapebus, Conceição de Macabu e Macaé. Nos três casos, Pezão tinha o apoio dos prefeitos. Em Macaé, Dr. Aluízio (PV) era o coordenador da campanha do peemedebista, mas não conseguiu conquistar a maior parte do eleitorado municipal. Marcello Crivella (PRB) abocanhou a maioria dos votos tanto no primeiro, como no segundo turno.

Derrota em dobro

Na cidade de Carapebus o apoio do prefeito também não foi o suficiente para garantir a vitória de Pezão a nível municipal. Mesmo filiado ao PRB, o prefeito Amaro Fernandes participou da campanha de Pezão desde o primeiro turno, mas não garantiu a vitória. No primeiro turno venceu Anthony Garotinho (PR) e no segundo, Crivella. Esse mesmo resultado as urnas mostraram em Conceição de Macabu.

Boas novas

A Hyundai está mesmo de olho no TX-2 do Porto do Açu, uma parte essencial do projeto que foi interrompida na gestão do empresário Eike Batista e que abriu uma enorme crise neste investimento e em outros do chamado Grupo X. É justamente a área do estaleiro e da chamada oficina offshore, que está parada. As negociações estariam bem adiantadas para a Hyundai assumir todo esse setor.

Publicado na Folha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS