Pezão com 12 pontos à frente de Crivella no Ibope e 10 no Datafolha
Alexandre Bastos 25/10/2014 19:26

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (24) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Rio de Janeiro:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) - 56%

Marcelo Crivella (PRB) - 44%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. No levantamento anterior do instituto, divulgado na quinta-feira (23), Pezão tinha 55% e Crivella, 45%.

Votos totais - Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) - 48% Marcelo Crivella (PRB) - 37% Branco/nulo – 11% Indecisos – 4%

O Ibope fez a pesquisa entre os dias 23 e 25 de outubro. O instituto ouviu 2002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RJ-00077/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01196/2014.

_________________________________________________________________________

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (25) mostra os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Rio de Janeiro no segundo turno:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) - 55% Marcelo Crivella (PRB) - 45%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos em branco, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Na pesquisa anterior, divulgada na quinta-feira (23), os candidatos obtiveram os mesmos percentuais.

Votos totais Se forem incluídos os votos em brancos e nulos e os dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) – 46% Marcelo Crivella (PRB) – 38% Em brancos/nulo/nenhum – 10% Indecisos – 5%

Os percentuais de cada informação estão arredondados sem casas decimais. Por esse motivo, a soma simples deles pode não dar 100%.

Número para confirmar ou anular o voto - Foi perguntado aos eleitores qual o número eles vão digitar na urna eletrônica para confirmar ou anular seu voto para governador. A pesquisa mostra o seguinte resultado:

Menções corretas: 77% Não sabe o número do candidato: 17% Menções incorretas: 3% Não sabe como anular o voto: 4%

Decisão de voto - Apresentados os dois candidatos que estão na disputa pelo governo do Rio, a pesquisa perguntou aos eleitores sobre sua decisão de voto. Os percentuais são os seguintes:

Luiz Fernando Pezão Votaria com certeza: 43% Talvez votasse: 20% Não votaria de jeito nenhum: 37% Não sabe: 1%

Marcelo Crivella Votaria com certeza: 36% Talvez votasse: 20% Não votaria de jeito nenhum: 43% Não sabe: 1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de outubro, com 2.969 entrevistados em 38 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número RJ 00078/2014 BR-01210/2014.

Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS