"Segundo turno" da Alerj com 300 mil votos pendentes
Alexandre Bastos 22/10/2014 11:56

Se o segundo turno para o governo do estado termina no próximo domingo (26), o mesmo não pode ser dito em relação ao "segundo turno" para a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que ainda deve contar com muitos capítulos até a diplomação, em dezembro. Por enquanto, 59 dos 70 eleitos respiram aliviados. Porém, os 11 deputados eleitos na sobra (com os votos excedentes das legendas) já estão envolvidos em uma verdadeira "Dança das Cadeiras". Ao todo, somando todos os candidatos que aguardam a definição da Justiça, são mais de 300 mil votos pendentes. Os partidos tiveram até 48 horas para recorrer após a eleição. São esses votos que podem modificar a lista dos eleitos nos próximos dias. O blog já havia comentado sobre o assunto (aqui).

Disputa entre PR e PSD - O site Ururau publicou matéria informando que o PSD, segundo partido com o maior número de parlamentares eleitos, oito ao todo, e conquistou sua última cadeira sendo a 11ª ‘das excedentes’. Quem está de ‘olho’ nesta vaga é o PR, que ficou logo atrás. O PSD teve 759.338 votos (nominais e legenda), e ficou com 1.438 votos à frente do terceiro partido com a maior votação e que teve sete deputados eleitos, o PR, com 757.900 votos.  No momento o PR, que estava coligado ao Pros, busca junto à Justiça Eleitoral mais de 30 mil votos a serem computados para legenda. Ou seja, se apenas 10% desses votos barrados forem liberados, o PR fica com a cadeira que hpje está com o PSD. Por sua vez, o PSD teria apenas 161 votos a serem recuperado.

Outra possibilidade - Existe ainda há possibilidade, pela quantidade de votos a serem recuperados, de o PR assumir até mesmo a 10ª cadeira (dos excedentes de legenda) que ficou com a coligação PPS/PSDB/DEM, e se de fato esse novo quadro for confirmado, e para isso o PR teria que reconquistar pelo menos 18 mil votos, poderia então o PPS e o PSD terem que brigar pela 11ª cadeira. Neste caso, o PSD ainda sairia em desvantagem, já que o PPS tem em torno de 5 mil votos para reconquistar.

Segunda maior bancada - No momento os advogados do PR acreditam que o partido pode ficar com a segunda maior bancada da Alerj, com oito cadeiras, e o PSD passaria a sete. O PT elegeu seis deputados; Psol, cinco; PP, quatro; PDT e SD, três; PPS, PRB, PTB, PSDB e PSL, dois; PCdoB, PSDC, PTC, PTN, PTdoB, PRTB, PSB, PSC e PHS, um.

[caption id="attachment_28666" align="aligncenter" width="448"] Na "Dança das Cadeiras", o deputado estadual Geraldo Pudim continuaria na Alerj e o PSD, que elegeu oito deputados, perderia uma das vagas[/caption]

Quem entra? - O deputado estadual Geraldo Pudim (PR), com 25.881 votos, ficaria com a oitava vaga de seu partido, cabendo ao sistema do Tribunal Eleitoral a responsabilidade de apontar quem perderia a vaga. Desta forma, a 1ª suplência do PR ficaria com Marcos Figueiredo, a segunda com o vereador Gil Viana e a terceira suplência com Pastor Éber. Nos bastidores do grupo rosáceo a entrada de Pudim vem sendo dada como certa. Cerca de cinco mil votos já teriam sido recuperados, o que garante ao partido mais uma cadeira.

[caption id="attachment_28667" align="aligncenter" width="400"] Chiquinho da Mangueira, da coligação PSDC/PMN, também já está "aquecendo" para entrar em campo[/caption] Outra alteração que pode ocorrer é com a coligação PSDC/PMN que tem mais de 70 mil votos a serem computados, e isso ocasionaria a perda da única cadeira conquistada pelo PRTB/PPL, que ficou com Graça Pereira. Neste caso, o beneficiado seria Chiquinho da Mangueira (PMN), que obteve 27.182 votos. Atualização às 17h50 - Deputado Geraldo Pudim divulga Nota Oficial

Nota Oficial: 

Com relação as notícias acerca da possibilidade de assumir um novo mandato na Alerj cabe esclarecer:

Sagrei-me 1º suplente pela coligação PR/PROS nas eleições de 05 de outubro com total de 25.881 votos.

É com grande expectativa que todos os partidos, inclusive o PR, aguardam o julgamento de recursos de candidatos que, por motivo ou outro, não tiveram seus votos incluídos na primeira totalização apresentada pela Justiça Eleitoral.

O Partido da República também aguarda com justificável ansiedade o resultado dos julgamentos dos recursos de diversos candidatos de nossa sigla que atualmente somam 37.663 votos(não computados).

Em nosso Estado o total de votos que aguardam para serem computados ou não é de 304.141 entre todos os partidos que tiveram candidatos que disputaram uma vaga a deputado estadual.

Até agora o Partido da República conseguiu que fossem recuperados(ainda não computados) 5517 votos, resultado que certamente altera a composição de uma das 70 cadeiras da Assembleia Legislativa.

Não fomos comunicados, em absoluto, pela Justiça Eleitoral sobre qualquer movimentação que venha alterar nosso quadro em relação ao resultado das eleições. Assim como todos vocês acompanhamos de perto o julgamento de todos os recursos.

Para além disso todo resto ainda se encontra no campo da especulação, sob o qual não nos balizamos para qualquer tomada de decisão.

No mais continuarei exercendo minhas funções de deputado estadual até o dia 01 de fevereiro, honrando os votos que recebi do povo nesta e nas últimas eleições.

Até a vitória sempre!

Deputado Estadual
Geraldo Pudim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS