Dilma e Aécio decidirão eleição para presidente no segundo turno
Alexandre Bastos 05/10/2014 19:12

Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) decidirão em segundo turno, no próximo dia 26, quem será o futuro presidente do Brasil. A petista obteve 41% no primeiro turno e o tucano, 33%, segundo números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Marina Silva (PSB) ficou com 21%, mesma colocação da eleição de 2010. O resultado ficou matematicamente confirmado às 19h56, segundo o TSE.

Após a confirmação de que haverá segundo turno, Dilma e Aécio fizeram pronunciamentos, em Brasília e em Belo Horizonte, respectivamente.

A candidata petista aproveitou a fala, a uma plateia de militantes do partido, para atacar o PSDB: "O povo brasileiro não quer de volta aqueles que viraram as costas para o povo, que acabaram com as escolas técnicas, esvaziaram o crédito educativo e elitizaram as nossas universidades federais, sucateando-as".

Aécio afirmou que "o sentimento de mudança em todo o Brasil foi coisa uma surpreendente em todos os estados". Declarou que aceitará o apoio de "todos os que tiverem contribuições a dar" e que tem "enorme respeito" por Marina, terceira colocada.

A candidata do PSB declarou que decidirá com o partido quem apoiará no segundo turno e que não se considera uma "derrotada" por ficar fora da etapa decisiva da disputa pelo Palácio do Planalto. Perguntada se vai assumir uma neutralidade como em 2010, a candidata do PSB, que ficou em terceiro lugar, fez uma pausa e respondeu: "Minha postura quando não foi feito o registro da Rede pode ser uma tendência. Assumi um compromisso com a mudança. O que determinou compromisso com Eduardo Campos foi com o programa".

Em seu pronunciamento, Dilma disse que recebeu um "recado" com o resultado das urnas. “O principal recado que recebi (…) é que o povo brasileiro anseia por mais avanços, (…) que vê no meu projeto a mais legítima e confiável força de mudança”. Aécio homenageou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, candidato do PSB até agosto, quando morreu em um acidente aéreo. "Amigo e homem público honrado, abatido por uma tragédia", disse o tucano, dizendo ter "reverência" pelo pernambucano.

Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS