Câmeras do passado e crime do presente
Alexandre Bastos 01/10/2014 02:11

Em 2008, no último ano do governo Alexandre Mocaiber, um serviço de monitoramento por meio de câmeras de alta resolução foi implantado pelo Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac).  O equipamento era importado e similar ao sistema que operava na vigilância do metrô de Nova Iorque. Na época, o sistema de Campos foi apontado como modelo pelo Ministério da Justiça na gestão do ex-ministro Tarso Genro, atualmente governador do Rio Grande do Sul.

Em 2009, o primeiro gerente do Cidac na gestão de Rosinha, Ranulfo Vidigal, elogiou o sistema e manteve os serviços que herdou com 252 câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade, ou seja, nas zonas com maior índice de criminalidade. O serviço tinha abrangência em toda área central e parte de Guarus. A vigilância operacional era realizada por Policias da reserva, aposentados, afastados da ativa por acidente de trabalho ou com deficiência física. Esse pessoal era recrutado por conhecer o modus operandi da criminalidade. As estatísticas daquele período comprovam que a violência reduziu drasticamente em função do sistema.

Nos primeiros meses do governo Rosinha o serviço sofreu uma descontinuidade. Não se sabe a razão, mas a ONG que opera o sistema foi dispensada. Um contrato, desta vez, com a VER TV (de Campos), que não tem tradição de atuação nesse tipo de serviço, foi assinado e outros equipamentos foram instalados. Até hoje não se sabe o custo deste novo contrato. Internamente, afirmam que o padrinho deste novo contrato é oficial do Corpo de Bombeiros, Pascouto, homem de confiança do casal Garotinho.

A ONG que foi dispensada de Campos, mantém atualmente o serviço na cidade de Itaguaí.

Detalhe: o local em que foi assassinado o aluno do IFF contava com o antigo serviço de monitoramento.

Outro detalhe: o equipamento anterior era capaz de captar imagem com exatidão a um raio de até três quilômetros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS