Ser professor é... aprender sempre...
bethlandim 17/10/2014 20:00

prorfComemoramos no dia 15 de outubro o Dia do Professor... Educador, em latim educ?tor, ?ris, significa “o que cria, nutre, diretor, pedagogo”. A palavra professor vem de "professar", que, além de lecionar, significa “declarar publicamente uma convicção ou um compromisso de conduta", como a de uma profissão. Não por acaso, as duas têm a mesma raiz. Nós, mestres, somos profissionais em vários sentidos: por ensinarmos e por nos comprometermos com condutas de trabalho, numa atividade que exige a contínua exposição de convicções. Essa condição também envolve responsabilidades múltiplas, com conhecimentos e procedimentos, especialmente por lidarmos com muitos jovens e crianças e por um tempo longo.

estudo-espirita-1A cada dia há uma nova aprendizagem em nossa vida. Ao ensinar a gente aprende e, com essa aprendizagem, a gente ensina melhor. Isso sempre se transforma num círculo contínuo e, o melhor, produtivo. Faz-se necessário uma revisão de valores pela sociedade e maior valorização do professor, tanto intelectualmente quanto financeiramente. Para de fato sermos educadores, é preciso ser inteiro nas lágrimas e no sorriso. Inteiro no ensinar e no aprender. É saber que nossos alunos precisam de nós, e nós precisamos deles. Por isso, somos tão especiais. E nesta nobre missão de educar, nossa humanidade se enriquece ainda mais. Precisamos nos lembrar disso não para nos sentirmos mais importantes do que já somos, mas para termos consciência de que, no desempenho dessa função social, não dá para ignorar limitações pessoais e problemas, ou seja, nossa condição humana.

Todo mundo tem um professor ou professora inesquecível. Alguém que marcou profundamente nossa caminhada e que, em muitos momentos, inspira, através de lembranças, a nossa trajetória profissional e pessoal. Pare e pense... quem foi um mestre inesquecível para você?

florAo pensar em um professor inesquecível ao longo de nossa história, percebemos alguém que, como qualquer pessoa, possuía medos, sonhos, dúvidas, inseguranças, mas que, no entanto, se diferenciava dos demais, simplesmente porque era alguém predisposto a aprender, capaz de fazer seus alunos refletirem sobre seus comportamentos e a realidade que os cercava. Alguém que, ao invés de ensinar respostas, ensinava perguntas, provocando os alunos a investigarem, pesquisarem e tornarem-se pensadores e não meros repetidores do que outras gerações já tenham feito. É inegável que exercer o magistério causa certo fascínio, pois supõe a capacidade de influenciar as pessoas a ver, ouvir, sentir a beleza da vida e, sobretudo, plantar a semente de mudança para um mundo melhor! É por isso, que hoje escrevo para todos os meus professores de ontem, de hoje e de amanhã, a fim de lembrá-los de que a profissão docente é a base que sustenta toda sociedade, pois todas as profissões se fazem e se constituem a partir dela.

continuar-a-aprendizagemO exercício dessa profissão é árduo e exaustivo. Os percalços do dia a dia da sala de aula são constantes. O professor tem que educar, transmitir conhecimento, estar aberto ao novo, mediar conflitos, trabalhar o conhecimento de forma interligada, ter conhecimento pleno sobre a evolução do processo cognitivo de seu aluno e outros. Aos professores de Campos, a minha homenagem pelo nosso dia, minha gratidão eterna! Não escrevo para heróis e heroínas fictícios, mas para pessoas reais que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro!

Agradeço a todos os educadores de Campos que, com profissionalismo, competência e amor, fizeram e fazem a diferença na educação, plantando em nossas mentes e corações a semente da transformação da sociedade, não através da luta exacerbada pelo poder, mas a transformação por meio do amor, da partilha e da PAZ! Essa deve ser a verdadeira arma de transformação da sociedade, usar o conhecimento para cultivar a paz e o bem comum! A vocês, professores que são mestres da vida, sujeitos que usam, mas transcendem a lógica e operam no universo da emoção - não a emoção teatral, mas genuína, emoção que contagia a partir do invisível - a minha homenagem!

fotos-de-flores-lindas-10Hoje comemoramos o Dia do Médico... O dia 18 de outubro foi escolhido em homenagem ao nascimento de São Lucas, o protetor dos médicos. São Lucas foi um dos seguidores de Jesus, segundo a tradição, escreveu um dos livros dos Evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos. Nestes livros, contou muitas histórias de Cristo, inclusive curas e milagres que presenciou. São Lucas estudou medicina em Antioquia (atual Turquia), e foi chamado pelo apóstolo Paulo de "amado médico" na epístola aos Colossenses. É considerado patrono dos médicos desde o século XV. Fica a nossa homenagem aos médicos no dia de hoje pois o exercício da medicina com amor é um dom divino.

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS