Treinos de um Maratonista de Elite
Marcos Almeida 26/09/2014 16:02

Por aqui, via o blog intervalado, vai ter acesso a rotina de Wilson Kipsang, recordista mundial da maratona (2:03:23), que vai rumo a Maratona de NY que acontece no dia 02 de novembro.

Pelas minhas contas, ele roda em torno de 110 km por semana. Os paces são assustadores para os simples "mortais", mas normais para esta ótima estirpe de atletas - considerando ainda que estes treinos devem acontecer em altitude.

Esta semana de treinos, é bom explicar este importante detalhe, principalmente para os que não são da área, é um microciclo de treinos que faz parte de um mesociclo e está ainda inserido numa programação macro de treinamento, ou seja, esta prova é o foco do semestre ou ano, e esta semana divulgada de treinos, é apenas uma dentre outras com diferentes volume e/ou intensidade.

Outro detalhe importante é que o atleta em questão mostrou um volume ótimo de treinos, onde se formos comparar com a rotina de alguns amadores que impõem uma alta rodagem, e que na maior parte das vezes, pelo que eu tenho visto, não parecem se traduzem em bons tempos.

Escrevo isto devido os seus organismos serem diferenciados, não somente pelos paces que conseguem imprimir, mas principalmente, e isto é um grande diferencial, pelo pouco tempo de recuperação entre os treinos, fato este bem importante para eles que fazem uma grande parte de treino em duas sessões.

Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS