Garotinho lidera em pesquisa e propaganda irregular
Suzy 03/09/2014 16:13
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) divulgou hoje balanço das representações propostas até o momento, envolvendo candidatos do Estado do Rio.
O candidato do PR, Anthony Garotinho, primeiro lugar nas pesquisas de opinião de votos, também lidera quando o assunto diz respeito à propaganda irregular. Segundo a PRE, Garotinho tem 19 representações contra ele, seguido por Pezão, com 15, Lindberg, com 10 e Crivella, com 2.
Em julho e agosto, a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (PRE/RJ), por meio dos procuradores regionais eleitorais auxiliares, responsáveis pela repressão à propaganda irregular, propôs 177 representações contra políticos. Entre os candidatos a governador, Anthony Garotinho (PR) é o que responde ao maior número de representações, com 19 ocorrências. Ele é seguido por Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 15 casos; Lindberg Farias (PT), com dez; e Marcelo Crivella (PRB), com dois casos. O candidato a deputado federal Pedro Paulo (PMDB) também responde a um número expressivo de representações: são dez ações, sete delas por propaganda antecipada. Também chama atenção no levantamento o número de casos de propaganda irregular envolvendo a família Picciani. Juntos, os candidatos Leonardo Picciani (deputado federal – PMDB), Jorge e Rafael Picciani (deputados estaduais – PMDB) respondem a 13 representações. Na maioria delas, a peça faz referência a dois dos três candidatos e as irregularidades se deram pelo uso indevido de placas, faixas, cavaletes e outdoors. Das 177 representações, 92 tratam de propaganda extemporânea, ou seja, realizada antes de 6 de julho, quando começa o calendário eleitoral oficial. Os casos envolvem divulgações ilegais feitas tanto na internet quanto por meio de faixas, cartazes e eventos promovendo os candidatos. Propaganda irregular – A PRE/RJ conta com uma divisão que trata de irregularidades na propaganda eleitoral. A divisão é composta pelos três procuradores regionais eleitorais auxiliares - João Ricardo Ferrari, Maurício da Rocha Ribeiro e Sidney Madruga -, que têm se dedicado exclusivamente à matéria para coibir ilícitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS