Gerp: Pezão lidera e Crivella empata com Garotinho
Alexandre Bastos 30/09/2014 20:10

Uma pesquisa independente feita pelo instituto Gerp mostra que o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) se descolou como líder na corrida pelo governo do Rio de Janeiro. Depois de crescer dez pontos em setembro, Pezão chegou a 25% das intenções de votos e passou da terceira para a primeira colocação na disputa. Com a arrancada dos últimos 30 dias, Pezão ultrapassou o deputado Anthony Garotinho (PR) e o senador Marcelo Crivella (PRB) e abriu cinco pontos sobre os dois, que estão empatados com 20% da preferência do eleitorado fluminense. Como a margem de erro é de 2,7 pontos, Pezão está no limite do empate técnico com Garotinho e Crivella.

Queda de Garotinho - As curvas de Garotinho e Crivella são diferentes. Segundo o Gerp, Garotinho caiu cinco pontos em setembro (de 25% para 20%), enquanto Crivella subiu dois pontos no mesmo período (de 18% para 20%). Pezão lidera em todas as faixas de renda familiar acima de dois salários mínimos. Garotinho é o primeiro entre aquelas famílias com renda abaixo de dois salários mínimos. Crivella vence entre os evangélicos e Pezão é o preferido dos católicos.

Rejeição - A rejeição de Garotinho é a maior: 40% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Pezão é rejeitado por 12% dos entrevistados. E Crivella segue, de acordo com, o Gerp, com a menor rejeição entre os principais candidatos ao governo do Rio, 9%.

Segundo turno - O instituto Gerp simulou três cenários para um eventual segundo turno. As sondagens indicam que Pezão e Crivella empatariam com 34%, Crivella superaria Garotinho por 40% a 27%, e Pezão ganharia de Garotinho por 40% a 28%. Entre a sexta-feira (26) e hoje (30), o instituto Gerp ouviu 1,3 mil eleitores em 45 cidades do Rio. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral.

Fonte: Felipe Patury

Ibope - Também foi divulgada hoje uma nova pesquisa Ibope. De acordo com o levantamento, Pezão tem 31%, Garotinho aparece com 24% e Crivella tem 16%. Em caso de segundo turno, de acordo com o Ibope, Pezão teria 46% contra 31% de Garotinho. A pesquisa foi antecipada pelo Radar o-line, do Lauro Jardim e repercutida pelo blog "Ponto de Vista", do Christiano Abreu Barbosa (aqui).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS