Médicos que cobram “por fora” estão na mira da Câmara
Alexandre Bastos 21/09/2014 23:27
[caption id="attachment_27561" align="aligncenter" width="441"] Vereador Abdu Neme fez desabafo e prometeu "dar nome aos bois"[/caption]

Em junho o vereador Nildo Cardoso (PMDB) fez um desabafo polêmico (aqui) sobre médicos que estariam “cobrando por fora” para atender pacientes internados pelo SUS. O debate voltou ao Legislativo na última terça-feira (16), com o vereador Abdu Neme (PR) citando a Santa Casa e disparando: “Vamos criar uma ouvidoria na Câmara para a população ligar e denunciar cobranças para pacientes que estão internados pelo SUS e precisando ser operados. Nós não vamos permitir isso. Esta Casa não vai virar as costas para esta situação”, frisou Abdu. O discurso pode ser visto no YouTube (aqui).

O vereador também comentou sobre as consultas sociais. “O paciente quer ser atendido pelo médico do SUS e não consegue, mas se pagar a consulta o médico atende. Essa relação tem que mudar. Quem quiser pagar que vá ao consultório do médico. Mas se o hospital é filantrópico, o CNPJ é filantrópico, ele tem que priorizar as consultas pelo SUS. Pode até ter consulta social, mas tem que ser da seguinte forma. Se atender 10 pelo social, tem que atender 20 pelo SUS”, disse Abdu, que também avisou: “Nós não vamos permitir que funcionários da secretaria de Saúde fiquem passando a mão na cabeça dessa gente. Eu estou aqui avisando, mas depois eu vou dar nome aos bois. Não pode acontecer isso: facilidade para atender social e dificuldade para atender SUS. Eu nunca atendi social nem particular na Santa Casa. Ali é um lugar para pessoas humildes que estão sofrendo e precisam de um atendimento. Se alguém for cobrado para operar, para ter neném, denuncie. É só ligar para a Câmara e denunciar”, completou.

[caption id="attachment_27562" align="aligncenter" width="369"] Foto - Blog da Marcinha Lemos[/caption]

O vereador Rafael Diniz (PPS) também participou da discussão e comentou sobre os médicos que estariam cobrando “por fora” dos pacientes do SUS. “Na minha opinião, além de pilantragem, é um ato desumano. Temos que ficar em cima desses pilantras. É um crime. Os 25 vereadores desta Casa estão dispostos a enfrentar quem quer que seja para acabar com esta atitude desumana”, enfatizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS