A migração dos votos na disputa pelo governo do estado
Alexandre Bastos 04/09/2014 16:56

A um mês do dia da votação, o comportamento dos candidatos ao governo do Rio, com ataques diretos a alguns postulantes ao Palácio Guanabara ou a ausência de críticas a outros candidatos, tem uma explicação nas chances de migração de votos para possíveis adversários no segundo turno das eleições.

Com base na pesquisa Ibope divulgada ontem, o Núcleo de Jornalismo de Dados do GLOBO produziu gráficos para visualizar para onde vão os votos dos quatro principais candidatos, no segundo turno das eleições. No caso de uma disputa entre Anthony Garotinho (PR) e Marcelo Crivella (PRB), cerca de 45% dos eleitores de Lindberg afirmam que votarão em Crivella, outros 26% seguirão com Garotinho. Entre os eleitores do candidato do PT, 26% pretendem anular o voto. No caso de Luiz Fernando Pezão (PMDB), 42% dos seus eleitores afirmam que votarão em Crivella. Do candidato do PMDB, Garotinho conseguiria atrair algo em torno de 23% dos votos.

Se o segundo turno for entre Garotinho e Pezão, a maior parte dos votos de Lindberg deve migrar para o candidato do PMDB (45%). Outros 24% afirmam que vão de Garotinho. Entre os eleitores de Crivella, aproximadamente 42% dizem que preferem votar em Pezão, e outros 32% devem decidir por Garotinho. Crivella é o candidato que Garotinho mais consegue tirar votos, na eventualidade de um segundo turno. Pezão tira votos em igual proporção tanto de Lindberg quanto de Crivella.

Fonte: Na Base dos Dados/O Globo 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS