Cortisol nos corredores
Marcos Almeida 15/08/2014 05:27

Estudos têm mostrado que os atletas de resistência aumentam os seus níveis de cortisol. Mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. Um estudo mostra que atletas de resistência têm cronicamente elevados estes níveis.

Vinte anos atrás, a média das pessoas não sabia o que era 0 cortisol. Hoje, é tão familiar para a maioria de nós, como outros hormônios, tais como a insulina e a testosterona.

No público leigo, o cortisol é conhecido como um "hormônio do estresse", que é ruim para o corpo. Embora seja verdade que o corpo faz a liberação de cortisol em resposta a vários tipos de estresse, é importante reconhecer que a capacidade do nosso corpo a responder ao estresse é fundamental para nossa saúde e sobrevivência.

Mesmo as melhorias na aptidão física que recebemos através do treinamento, são uma forma de resposta ao estresse. Os efeitos do cortisol no corpo são fundamentalmente benéfico, exceto quando são submetidos a muito estresse. Então, torna-se uma coisa boa. Mas, evidentemente, o cortisol não é excepcional, a este respeito.

O cortisol é produzido pela glândula supra-renal. A sua liberação é controlada pelo hipotálamo, que é um importante controlador do metabolismo localizada no cérebro. Um dos principais trabalhos do cortisol é o de aumentar a concentração de glucose no sangue para que mais energia fique facilmente disponível para os músculos. A liberação de cortisol dos aumentos das glândulas supra-renais acontece no início do exercício e permanece elevada durante toda a prática, quando os músculos criam uma grande demanda por energia.

Os efeitos normais de cortisol são passageiros: o estresse ocorre, o cortisol é liberado para fazer a energia disponível, o stress cessa, a liberação de cortisol vai para baixo, e o corpo volta ao seu estado homeostático normal. Mas quando o estresse se torna crônico, como é para muitos de nós hoje, o corpo é continuamente expostos a altos níveis de cortisol e os efeitos negativos para a saúde a longo prazo podem ocorrer.

Níveis de cortisol cronicamente elevados têm sido associados a problemas, incluindo o ganho de gordura abdominal, o declínio cognitivo, e a função imunológica comprometida. A ligação entre o cortisol e ganho de peso, especialmente - que tem sido exagerada em alguns setores, mas é real - fez com que o hormônio adquiririsse uma má reputação na última década.

Porque alguns dos mais altos picos de cortisol ocorrem durante e após o exercício, os atletas de resistência são expostos a mais cortisol do que até mesmo muitos dos não-atletas mais estressados??.

Mas será que essas rajadas curtas repetidas de liberação de cortisol realmente adicionam uma elevada exposição de cortisol a longo prazo nos corredores e outros atletas de resistência? Um estudo de 2011 diz que sim.

Pesquisadores alemães usaram uma nova técnica de medição dos níveis de cortisol no cabelo para quantificar os níveis de cortisol ao longo do tempo em um grupo de atletas de resistência e compararam os resultados com medições feitas a partir de não atletas. Eles descobriram que a exposição a longo prazo de cortisol foi significativamente mais elevado, de fato, nos atletas. Quer isto dizer que o treinamento de resistência é ruim para a nossa saúde?

Basta saber sobre os muitos efeitos positivos para a saúde de treinamento de resistência para dizer, sem dúvida, que no cômputo geral, é extremamente benéfico para a saúde. E já que o treinamento de resistência tem sido demonstrado especificamente para reduzir o armazenamento de gordura abdominal, melhorar a função cerebral e (exceto nos casos de overtraining) melhorar a função imunológica, também podemos dizer que os níveis elevados de cortisol em atletas de endurance não têm as mesmas implicações para a saúde que eles têm em não atletas.

Assim como o cortisol passa de bom para ruim quando cronicamente produzido em excesso, o treinamento de resistência muda de saudável para insalubre quando um atleta super-treina, ou treina em excesso. No atleta mais treinado, altos níveis de cortisol podem ter efeitos negativos sobre a saúde, mas, mesmo assim, altos níveis de cortisol são apenas um dos muitos desequilíbrios observados em atletas de resistência que trabalham demais e não descansam o suficiente.

Como um corredor, você não precisa se ??preocupar muito com cortisol. Apenas treine de forma inteligente e seus hormônios vão cuidar de si mesmos. No mais, apenas a repetição do conselho: quem deve treinar muito, com volume e intensidade altos, ainda assim somente em algumas sessões, são os atletas de fato, que tem um organismo privilegiado e vivem exclusivamente disso ou quase apenas disso. Acredite. Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS