Datafolha: Garotinho abre grande vantagem, mas perde no 2º turno; Crivella despenca
Christiano 15/08/2014 11:12

Foi divulgada hoje a nova pesquisa do Datafolha para o governo do estado.  O ex-governador Anthony Garotinho abriu grande vantagem na liderança, crescendo um ponto percentual em suas intenções de voto e vendo o senador Marcelo Crivella despencar seis pontos em um mês. Pezão subiu dois pontos e Lindberg manteve o mesmo percentual.

A margem de erro é de três pontos percentuais. Veja abaixo os principais números e, entre parênteses, a variação em pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, de julho (relembre-a aqui).

Período: De 12 a 13 de agosto Estimulada: Anthony Garotinho (PR) 25% (+1,0), Marcelo Crivella (PRB) 18% (-6,0), Luiz Fernando Pezão (PMDB) 16% (+2,0), Lindberg Farias (PT) 12% (0,0), Tarcísio Motta (PSOL) 1% (-1,0) e Dayse Oliveira (PSTU) 1% (0,0), Ney Nunes (PCB) 1% (+1,0)

Rejeição: Anthony Garotinho (PR) 40% (+1,0), Luiz Fernando Pezão (PMDB) 19% (+1,0), Lindberg Farias (PT) 17% (+3,0), Marcelo Crivella (PRB) 16% (0,0)

Segundo turno: Marcelo Crivella (PRB) 44% x 32% Anthony Garotinho (PR)

Garotinho continua disparado na rejeição, tendo crescido um ponto percentual entre os que jamais votariam nele. Suas intenções de voto e rejeição cresceram o mesmo número: um ponto percentual. Pela primeira vez o Datafolha fez uma simulação de segundo turno, somente entre os dois primeiros, mostrando uma vitória fácil de Crivella.

A explicação é muito simples. Os eleitores que votaram nos outros candidatos no primeiro turno já não escolheram os dois que foram para o segundo turno, por os acharem opções piores. Na definição do voto do 2º turno, ele escolhe o menos pior entre os dois. Esta escolha passa pela rejeição. Quem ele menos rejeita, ele vota.

Este é o grande problema de Garotinho: sua altíssima rejeição. Dos 31% que votariam em outros candidatos no 1º turno, acrescidos de 2% dos que votariam em branco ou nulo, totalizando 33% dos eleitores, o equivalente a 26% migram para Crivella, enquanto só 7% migram para o ex-governador. A cada 5 destes eleitores, aproximadamente 4 não votam em Garotinho, nem no 2º turno.

Pezão segue crescendo, apesar de pouco diante do peso da máquina estadual, e a tendência, que parece ser irreversível, continua sendo um segundo turno entre ele e Garotinho. Crivella começou a derreter e Lindberg, que pode ter problemas na aliança após a morte de Eduardo Campos, não decola.

A pesquisa foi divulgada nos principais blogs locais primeiro aqui, no Folha no Ar, e depois aqui, no Estou Procurando O Que Fazer, aqui no Na Curva do Rio, e aqui no de Cláudio Andrade.

Atualização às 17h40 de 15/08/2014: Correção do número de Crivella alertada por um leitor.

Atualização às 19h48 de 15/08/2014: O blog do Folha no Ar foi o primeiro a divulgar a informação localmente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS