Datafolha: Crivella cai e empata com Pezão; Garotinho lidera
Alexandre Bastos 15/08/2014 11:19

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta sexta-feira, o candidato Anthony Garotinho (PR) lidera a disputa ao governo do Rio com 25% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Marcelo Crivella (PRB) com 18%, tecnicamente empatado com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que teve 16%, por conta da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Crivella caiu seis pontos percentuais em relação à última pesquisa do instituto, enquanto que Pezão subiu dois. Em quarto lugar está o petista Lindbergh, sendo o preferido de 12% dos 1.317 eleitores ouvidos em 31 cidades do Estado do Rio entre os dias 12 e 13 de agosto.

No levantamento anterior do Datafolha sobre a disputa ao governo do Rio, realizada nos dias 15 e 16 de julho, Garotinho e Crivella estavam empatados com 24%. Pezão tinha 14% e Lindbergh, os mesmos 12%. Na simulação de segundo turno entre Garotinho e Crivella, o ex-governador teria 32% das intenções de voto e o senador, 44%. Votos nulos ou em branco chegam a 20% e os indecisos representam 4%. A queda de Crivella ocorreu principalmente entre os eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos e os que ganham cima de dez mínimos mensais. Garotinho subiu entre aqueles que ganham de cinco a dez salários mínimos e Pezão, entre os que recebem acima de dez salários mínimos.

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada: Anthony Garotinho (PR) – 25% Marcelo Crivella (PRB) – 18% Luiz Fernando Pezão (PMDB) -16% Lindberg Farias (PT) – 12% Tarcísio Motta (PSOL) – 1% Dayse Oliveira (PSTU) -1% Ney Nunes (PCB) 1% Brancos e nulos – 17% Não sabem – 10%

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 13 de agosto com 1.317 eleitores em 31 cidades do Estado do Rio. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os números RJ-00019/2014 e BR-00362/2014. Esta é a segunda pesquisa do instituto realizada após o registro das candidaturas no TSE.

Rejeição - Líder na corrida ao Palácio Guanabara, Anthony Garotinho também desponta como o candidato com maior rejeição entre os eleitores: com 40%. Na sequência aparecem Pezão e Lindberg, ambos com 20%, seguidos por Crivella, com 16%.

Segundo turno - Na simulação de segundo turno entre Garotinho e Crivella, o ex-governador tem 32% das intenções de voto e o senador, 44%. Votos nulos ou em branco chegam a 20% e indecisos são 4%.No cenário de segundo turno, Marcelo Crivella tem vantagens principalmente entre os eleitores de Pezão, 58% – Garotinho teria 16% desses votos. E também entre os eleitores de Lindberg: 58% deles cotariam em Crivella e 21% em Garotinho. Entre os evangélicos não pentecostais, 55% votariam em Crivella e 32% em Garotinho. O senador também seria a escolha da maioria dos eleitores mais escolarizados: 43% deles votariam em Crivella e 18% em Garotinho.

A pesquisa foi divulgada na madrugada desta sexta-feira pelo G1 e repercutida pelo blog Folha no Ar (aqui), do jornalista Rodrigo Gonçalves, e também pelo "Na Curva do Rio" (aqui), da jornalista Suzy Monteiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS