Chegou a hora dos bois e das quadrilhas
Alexandre Bastos 14/08/2014 20:54

Após os shows no Farol durante o verão, o Carnaval fora de época em abril, o encontro Todas as Tribos e a Festa do Santíssimo Salvador, a Prefeitura de Campos prepara mais um evento. Trata-se da III Semana do Folclore acontece entre os próximos dias 22 e 24, no Cepop. Duas manifestações culturais tradicionais do município serão destaques na programação: as danças juninas e os bois pintadinhos. A festa, elaborada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), faz parte do calendário de eventos da cidade.

Quanto custa? - De acordo com matéria publicada no site da Prefeitura, o governo repassou R$ 435 mil para a Associação de Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic). Os recursos auxiliaram as agremiações no desenvolvimento do trabalho nos barracões.

Quadrilhas no Cepop - No dia 22 acontece o Arraiá do Cepop, com apresentação das quadrilhas nas categorias Roça e Salão. As quadrilhas participantes são: Coisa Roxa, Poderosa Roça Show e os Arraiás Bom Demais, Arrocha, Tudo junto e misturado (roça), Cigano Popó e Nesgas Babadeiras.

Bois Pintadinhos - Ao todo, 19 agremiações mostrarão o trabalho desenvolvido nas comunidades de Campos, no desfile dos bois pintadinhos. No dia 23, a partir das 19h, participam do evento os Bois Pimenta, Nova Aurora, Ferrão, Chamego, Deita e Rola, Sacudo (acesso)  Beira Rio, Esperança, Travolta e Marajá (especial), respectivamente. No dia 24 a programação terá inicio às  15h, com a apresentação dos Bois do Canto, Zangado, Dendê, Guloso, Arrastão (acesso), Brasil, Zulu, K-Brunco e Jaguar (especial). A ordem dos desfiles foi definida pela Aboipic.

Entre os quesitos de julgamento estão: bateria, música-enredo, harmonia, conjunto/evolução, abre-alas, fantasias do enredo, comissão de frente, Pai João e Mãe Maria e originalidade. Os bois do grupo especial terão no máximo 50 minutos para desfilar e os de acesso, 40 minutos. "Depois do primeiro incentivo dado pela prefeitura e as exigências para o recebimento do recurso, as agremiações estão mais comprometidas. Conseguimos prestar contas cedo e a prefeitura fez o repasse com antecedência. Estamos buscando levar um desfile organizado e bonito para a avenida”, ressalta o presidente da Aboipic, Marciano da Hora.

Fonte: Secom/Prefeitura 

Atualização às 23h45 - Alterações no título e texto. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS