Ibope: Dilma (38%), Aécio (23%) e Campos (9%)
Alexandre Bastos 08/08/2014 00:56

A segunda pesquisa Ibope/Rede Globo divulgada na noite de ontem (07) mostrou que permanece estável a disputa eleitoral à Presidência e que segue ainda indefinido se haverá segundo turno. A presidente Dilma Rousseff, com 38% das intenções de votos, manteve o mesmo percentual do primeiro levantamento feito pelo Ibope desde que teve início a campanha eleitoral, realizado há duas semanas. O segundo colocado na pesquisa, o candidato do PSDB, Aécio Neves, oscilou um ponto para cima e chegou a 23%. Da mesma forma, Eduardo Campos, do PSB, subiu um ponto, para 9%. O quarto colocado na corrida presidencial, Pastor Everaldo (PSC), manteve 3% das intenções de voto. As mudanças ocorreram dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento, realizado entre domingo e quarta-feira, mostrou também que a aprovação da maneira como Dilma está governando aumentou para 47%. Na pesquisa anterior esse percentual era de 44%. A desaprovação diminuiu um ponto, de 50% para 49%. A avaliação do governo também teve leve melhora. Os que avaliam o governo como ótimo ou bom oscilaram de 31% para 32%. Os que consideram como regular foram de 36% para 35%. As avaliações de ruim e péssimo diminuíram de 33% para 31%.

Na simulação do segundo turno entre Dilma e Aécio, a disputa ficou mais apertada. O tucano cresceu três pontos em relação à pesquisa feita há duas semanas, de 33% para 36%, e a petista um, de 41% para 42%. Na simulação entre Dilma e Campos, ambos subiram três pontos, mantendo estável a distância entre eles. Segundo o Ibope, hoje Dilma venceria com 44% dos votos, contra 32% de Campos. No levantamento anterior, a presidente pontuava 41% e o socialista, 29%.

Os demais candidatos à Presidência — Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), Zé Maria (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) — somaram 3%. Como a soma dos pontos de todos os adversários de Dilma é de 38%, mesmo percentual de votos da presidente, permanece incerto se haverá segundo turno. O percentual de votos em branco e nulos diminuiu de 16%, na pesquisa anterior, para 13%.

Fonte: O Globo 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS