TRE-RJ vai julgar hoje mais 996 registros de candidatura
Alexandre Bastos 05/08/2014 12:00

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) vai julgar nesta terça-feira (05) os últimos 996 pedidos de registros de candidatura para as eleições de outubro. Assim, poderão ser julgados na sessão marcada para as 19h os registros de Cesar Maia (DEM) e de seis deputados (cinco estaduais e um federal), impugnados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) com base na lei da Ficha Limpa. O presidente da corte, Bernardo Garcez, pediu esforço de todos para concluir o trabalho no prazo que vence hoje. Segundo ele, se o tribunal exige que os candidatos cumpram prazos, o TRE também tem que cumprir. Na região, diversos ex-prefeitos que disputam a eleição deste ano estão de olho na análise do TRE.  A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE-RJ) solicitou ao TRE a impugnação de 35 candidaturas. A lista conta com a ex-prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PT), o ex-prefeito de Campos, Arnaldo Vianna (PDT), o ex-prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB), e Marquinhos Mendes (PMDB), ex-prefeito de Cabo Frio. Os advogados dos candidatos garantem que as campanhas continuam e confiam na liberação dos registros.

O candidato ao senado pela chapa de Pezão, Cesar Maia, foi impugnado pelo MPE com base na Lei da Ficha Limpa, que prevê que candidatos com condenação em órgãos colegiados não podem disputar eleição. Cesar Maia foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa por ter financiado com dinheiro público a construção da Igreja de São Jorge, em Santa Cruz, quando ainda era prefeito, em 2005. Os deputados estaduais impugnados pelo MPE são: Brazão (PMDB), Ricardo Abrão (PDT), Samuquinha (PR), Waguinho (PMDB) e Lucinha (PSDB). Desses, pelo menos quatro foram impugnados devido à manutenção de centros sociais, o que é proibido por lei mesmo fora do período eleitoral, já que a Justiça entende que a atividade dos centros geraria ganhos aos candidatos independente da época do ano.

Caso tenham seus registros indeferidos pelo Tribunal nesta terça-feira, os candidatos poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral e seguir normalmente com a campanha enquanto não tiverem novo julgamento. Até o momento, a corte já analisou 2.121 candidatos e barrou mais de 200.

 * Com informações do jornal "O Globo" e Ascom do TRE 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS