TRE-RJ autoriza candidatura de "Barack Obama"
Alexandre Bastos 04/08/2014 15:51

Os nomes inusitados escolhidos por alguns candidatos geraram discussão na sessão desta segunda-feira do Tribunal Regional do Rio (TRE-RJ). A magistrada Ana Tereza Basílio destacou o caso de Cláudio Henrique dos Anjos (PT), candidato a deputado federal, que pediu para disputar com o nome de urna “Barack Obama”. Inicialmente, a juíza se manifestou contra o pedido, mas mudou de opinião, após o presidente da corte, desembargador Bernardo Garcez, dizer que discutir sobre esse tipo de questão transformaria o tribunal em um “picadeiro”.

De acordo com a opinião inicial da juíza, o nome de urna poderia confundir eleitores “mais humildes”, que poderiam achar que o candidato seria, de fato, o presidente dos Estados Unidos. O presidente do TRE argumentou que Cláudio Henrique seria conhecido assim pelas pessoas, o que justificaria usar o nome de Barack na urna, e que polemizar sobre esse tipo de questão “levaria o tribunal ao ridículo”. O desembargador destacou ainda que é a função do povo “julgar” esses candidatos no pleito e elegê-los ou não. "Eleição é festa popular, e a festa tem certos convidados inconvenientes", disse Bernardo Garcez sobre o candidato Barack Obama.

Após a discussão, a corte votou o pedido de Barack Obama e aprovou sua candidatura. A decisão abre precedentes para que casos futuros sejam votados da mesma forma pelo tribunal, resultando na aprovação de nomes inusitados.

Outros três foram aprovados nesta segunda-feira pelo tribunal: Xerém Verde (PSB), Marcelino Pão e Vinho (PSL) e Jorge Baixa Renda (PSL).

 Fonte: O Globo 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS