Preso em 2010, Arruda lidera pesquisa em 2014
Alexandre Bastos 01/08/2014 00:50
[caption id="attachment_26270" align="aligncenter" width="560"] Em 2010, Arruda foi preso e a população protestou na ruas[/caption] [caption id="attachment_26271" align="aligncenter" width="559"] Este ano ele é abraçado pela população e lidera a pesquisa Ibope Foto - André Coelho / O Globo[/caption]

Na opinião de cientistas políticos, o fato de o ex-governador José Roberto Arruda (PR) estar liderando, com 32% das intenções de voto na pesquisa Ibope, a corrida ao governo de Brasília mostra que a questão ética não tem o peso maior na escolha de todos os eleitores. Apesar de ter sido flagrado em vídeo recebendo dinheiro do esquema que ficou conhecido como mensalão do DEM, e de ter sido preso e nem completado o mandato como governador do DF, Arruda ainda é visto como opção para o comando da capital do país. "Do ponto de vista da consciência cidadã, só tenho a lamentar que ainda perdure o princípio do rouba, mas faz. O desempenho de Arruda nas pesquisas comprova algo que a gente já sabe: a ética não é uma questão decisiva para eleger ou deixar de eleger no Brasil. Além disso, há uma reação do brasiliense diante da ineficiência da administração petista", analisa o cientista político Paulo Kramer, ex-professor da Universidade de Brasília.

Rejeição - Para os especialistas, no entanto, ainda é cedo para saber como o eleitorado se comportará nas urnas. O alto índice de rejeição de Arruda e também de Agnelo Queiroz (PT), atual governador e candidato à reeleição, pode até abrir brecha para o crescimento de uma terceira via . No momento, de acordo com o Ibope, o candidato que poderia ser essa terceira via é Rodrigo Rolemberg, do PSB, que aparece tecnicamente empatado com Agnelo Queiroz, mas tem um dos menores índices de rejeição. De acordo com o Ibope, Agnelo tem 46% de rejeição; Arruda, 32%; e Rolemberg, 7%.

Fonte: O Globo 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS